YouTube remove filme produzido por Michael Moore sobre problemas com energias renováveis

Lançado em 2019, o documentário “Planeta dos Humanos”, chegou cercado de controvérsia por defender a tese de que energias sustentáveis não são o suficiente para resolver os problemas de esgotamento de recursos da humanidade. O filme foi dirigido por Jeff Gibbs e produzido por Michael Moore, conhecido e premiado cineasta de filmes como “Tiros em Columbine”.

Pouco menos de um ano depois, o longa-metragem foi removido do YouTube. Segundo o The Guardian, tudo começou com uma reclamação do fotógrafo Toby Smith, que descobriu que seu trabalho havia sido usado no filme e a favor de pautas que ele não defende. “Eu não concordo com a mensagem do documentário e eu não gosto da forma como ele manipula o uso dos fatos em sua narrativa”, afirmou Smith ao The Guardian.

Ao The Verge, o diretor da obra comentou sobre a situação, negando que tenha havido qualquer violação de direitos autorais no longa que alcançou 8 milhões de visualizações no YouTube: “Essa tentativa de derrubar nosso filme e prevenir o público de a ele assistir é um flagrante ato de censura pelas críticas políticas apresentadas em ‘Planeta dos Humanos'”, afirmou Gibbs. “É um mal uso da lei de direitos autorais para silenciar um filme que propõe uma conversa séria sobre como parte do movimento ambiental se afiliou a Wall Street”, completou.

O PEN America, grupo que advoga pela liberdade de expressão, apoiou Gibbs e Moore: “aqueles que possuem algum problema com ‘Planeta dos Humanos’ têm o direito de demonstrar sua preocupação e ter seus argumentos ouvidos, mas antes disso, o público tem o direito essencial de assistir ao filme de Moore e fazer seu próprio julgamento”, disse Summer Lopez, diretor sênior do PEN America.

Como notou o The Verge, o fato de o filme ter sido derrubado do YouTube por questões de direitos autorais fez com que ele também fosse removido de outras plataformas, como o Films for Action. Apesar disso, “Planeta dos Humanos” ainda pode ser assistido na conta do Vimeo de seu diretor.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

3 horas Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

5 horas Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade
  • Cultura

“DNA do Rock”: Billboard Brasil lança ferramenta para revelar influência de Sister Rosetta Tharpe na música

A Billboard Brasil lançou um aplicativo que explora as raízes musicais através de um "exame de DNA sonoro". O app…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

“Meteli o Gole”: Pepsi revive entrevista de Vini Jr. em campanha para UEFA Champions League

Em nova campanha da Pepsi Black, o famoso "Meteli o Goli" de Vinicius Jr., que se tornou meme após uma…

1 dia Atrás
  • Criatividade
  • Tech

Adobe Premiere Pro promete revolucionar a edição de vídeo com Inteligência Artificial integrada

Adobe anunciou uma atualização para o Premiere Pro, introduzindo ferramentas de IA que prometem transformar a edição de vídeo. As…

2 dias Atrás