O Instagram está investindo pesado em recursos de realidade aumentada. Conteúdos do tipo são importantes para que a principal rede social do grupo Facebook se mantenha relevante enquanto disputa o topo do mercado com o TikTok, que vem crescendo em todo o mundo. Para isso, o Instagram criou a Spark AR, sua ferramenta de criação de recursos em realidade aumentada.
Com a Spark AR, os criadores de conteúdo poderão importar suas músicas (desde que, claro, eles possuam os direitos sobre elas), e produzir filtros que tenham conexão com a música. Para apresentar a novidade, o Instagram lançou um efeito em parceria com a cantora Ellie Goulding para apresentar sua nova música, e você pode acessar o efeito clicando aqui (mas ele só funcionará em dispositivos móveis, claro).
Segundo o The Verge, a rede social também permitirá que os usuários criem efeitos para fotos e vídeos de suas próprias galerias. Normalmente, os filtros do Instagram só eram aplicáveis a fotos e vídeos feitos dentro do próprio aplicativo. Com a novidade, portanto, a plataforma dará maior liberdade para criação de conteúdo, tanto para perfis profissionais quanto para os usuários que apenas querem se divertir com a tecnologia.
Matt Roberts, gerente de produto do Spark AR, diz que o Instagram quer dar aos criadores de conteúdo o máximo de oportunidades possíveis para eles serem criativos com os efeitos, e deixá-los encontrar seu próprio público. Segundo Roberts, essa é a forma possível de manter a rede social relevante pela inovação em novas ferramentas, formatos e efeitos.
É incerto o quão grande será o impacto dos novos investimentos do Instagram em ferramentas de realidade aumentada, mas é certo que a empresa está partindo com tudo para cima do TikTok. Hoje, as duas plataformas são as principais redes sociais do mundo, mas enquanto o Instagram possui quase dez anos de trajetória e, no caminho, foi comprado por uma das maiores empresas do mundo, o Facebook, o TikTok alcançou seu sucesso com menos de 4 anos de existência.
Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…
A Billboard Brasil lançou um aplicativo que explora as raízes musicais através de um "exame de DNA sonoro". O app…
Em nova campanha da Pepsi Black, o famoso "Meteli o Goli" de Vinicius Jr., que se tornou meme após uma…
Adobe anunciou uma atualização para o Premiere Pro, introduzindo ferramentas de IA que prometem transformar a edição de vídeo. As…
O Boticário acaba de lançar "Tormenta", um curta-metragem para o Dia das Mães que explora os desafios e estigmas enfrentados…
Celebrando os 65 anos da Barbie e o sucesso do recente filme, Heinz e Mattel lançam o molho 'Barbiecue'. Logicamente,…