Na última quarta-feira (27) a Polícia Federal realizou uma ação de busca e apreensão nos domicílios de 29 nomes da “tropa digital” do atual presidente do país Jair Bolsonaro. Cumprindo uma ordem emitida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, a operação se relaciona ao inquérito das fake news, criado para investigar ofensas e ataques digitais contra membros do órgão, e atingiu sobretudo alguns dos principais empresários e ativistas a favor do chefe do executivo, incluindo aí o ex-deputado Roberto Jefferson, o dono da rede de lojas Havan Luciano Hang e o apresentador do canal Terça Livre Allan dos Santos.
Resultados ainda estão para serem divulgados ao público, mas a ação já impactou um dos principais braços do bolsonarismo: os bots e perfis alugados para publicar a favor do presidente nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da consultoria AP Exata divulgado pela Folha de São Paulo, a utilização destas contas caiu em 40,8% em relação aos picos atingidos no passado, com a média de publicações no Twitter sofrendo uma queda para o nível de 14% a 10%.
O baque tomado pela rede de bots é apontado pela consultoria como fruto direto da ação do STF, dado que a rede artificial de disseminação de desinformações começou a passar pelo processo a partir do momento que a Polícia Federal executou a ordem do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com a AP Exata, caso a desmobilização seja confirmada, o movimento a favor de Bolsonaro deve perder muita força nas redes sociais, sofrendo especialmente para impor qualquer narrativa derivada do meio virtual.
Isso talvez explique porque desde quarta alguns dos principais nomes a favor do presidente vem mobilizando uma “ofensiva virtual” ao STF, com direito a live no YouTube capitaneada por líderes como Olavo de Carvalho e Eduardo Bolsonaro. As menções a Jair Bolsonaro no Twitter, entretanto, seguem sendo dominadas por opiniões negativas, com 53% dos posts na plataforma criticando ou falando mal do atual presidente.
A Coca-Cola decidiu inverter o script sobre a proteção da marca e lançou uma campanha global celebrando as versões de…
Para comemorar seus 25 anos, o Mercado Livre lança a campanha "Little Boxes" em vários países da América Latina, incluindo…
Em uma sociedade onde sorrisos perfeitos e alinhados dominam as redes sociais e a televisão, a Colgate decidiu abraçar a…
As plataformas sociais estão cada vez mais sob pressão. E os motivos não cabem nos dedos da mão. Vão desde…
O SXSW 2024 terminou há pouco, mas já podemos dizer que, para quem acompanhou in loco ou de modo virtual,…
Mais uma vez a Coca-Cola vai marcar presença significativa no Lollapalooza Brasil, que começa no Autódromo de Interlagos em São…