Com apresentação marcada pro dia 4, Sony confirma que PlayStation 5 terá jogos exclusivos em relação ao PS4

Principal concorrente, Microsoft prometeu o contrário, com nenhum jogo do Xbox Series X sendo exclusivo do console pelo menos nos seus primeiros anos

por Matheus Fiore

A nova geração de consoles está chegando. Com lançamento previsto para o natal de 2020, o PlayStation 5, da Sony, e o Xbox Series X, da Microsoft, prometem levar o mercado gamer a uma nova fase, bem como acontece sempre que as duas grandes fabricantes da indústria lançam seus videogames de última geração.

Aos poucos, informações sobre essa nova geração são disponibilizadas por Sony e Microsoft. A primeira polêmica foi quando as especificações do novo console da série Xbox se mostraram muito superiores às do novo PlayStation. Agora, a Sony anunciou uma apresentação para o dia 4 de junho, além de ter revelado outra novidade que deve irritar um pouco aqueles que possuem consoles da empresa. Aparentemente, o PS5 terá alguns jogos exclusivos de sua geração, que não serão compatíveis com modelos anteriores, como o PlayStation 4.

Não é exatamente uma novidade que isso aconteça, e o histórico mostra que, nas últimas décadas, os novos consoles sempre tornavam, aos poucos, os anteriores obsoletos em relação a lançamentos. “Nós sempre dissemos que acreditamos em gerações. Nós acreditamos que quando você tem todo o trabalho de criar um console de nova geração, isso deve incluir características e benefícios que a geração anterior não possui. Sob nosso ponto de vista, as pessoas da indústria devem focar em fazer jogos que explorem ao máximo essas características”, afirmou Jim Ryan, chefe da PlayStation.

A notícia foi mal recebida por dois fatores: o primeiro é que, hoje, a tecnologia dos games evoluiu ao ponto de ser muito mais acessível criar jogos que possam rodar em versões mais simples para consoles menos potentes. A segunda é que a Microsoft fará exatamente o oposto da Sony com o Xbox Series X, prometendo que, pelo menos nos primeiros anos, todos os jogos que forem lançados poderão ser jogados também no Xbox One.

A Sony terá uma oportunidade de se redimir no dia 4 de junho, data para quando programou uma conferência, na qual apresentará várias novidades. É esperado que a empresa revele, finalmente, o visual da quinta geração do PlayStation, e também alguns jogos que estarão presentes na próxima geração.

Compartilhe: