Estátua de escravagista na Inglaterra é substituída por homenagem ao Black Lives Matter

Na cidade de Bristol, na Inglaterra, a estátua de um comerciante de escravos foi substituída por uma escultura de um manifestante do movimento Black Lives Matter. Segundo o The Guardian, a estátua havia sido derrubada pelo BLM em junho, e um time de artistas liderado por Marc Quinn foi responsável por fazer a nova escultura.

A estátua anterior, dedicada a Colston
A nova estátua, dedicada a Jen Reid

A nova homenagem é para Jen Reid, protestante do movimento que foi fotografada no exato ponto no qual a estátua do escravagista foi derrubada, levantando o punho em referência ao movimento. A figura que teve sua homenagem derrubada foi Edward Colston um comerciante de escravos do século XVII.

A nova obra foi instalada hoje e se chama “A Surge of Power”. (ou “Um Surto de Poder”) A estátua de resina e aço preto foi erguida no início da manhã por um grupo de dez pessoas que trabalham juntamente a Quinn. A equipe instalou a homenagem antes que as autoridades locais chegassem. “Quando eu estava lá no pedestal, levantei meu braço fazendo uma saudação do Black Power, foi totalmente espontâneo”, afirmou Jen Reid. “Eu nem pensei muito sobre o ato. Era como se uma carga elétrica de poder estivesse passando pelo meu corpo. Essa escultura existe para defender minha mãe, minha filha e negros como eu”, completou.

Desde os protestos resultantes do brutal assassinato do americano George Floyd, covardemente asfixiado por policiais americanos, protestos dos mais variados tipos têm acontecido ao redor do mundo. Em muitos deles, uma atitude recorrente tem sido a derrubada de monumentos em homenagens a figuras históricas racistas, como escravagistas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

4 horas Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

21 horas Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

21 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

1 dia Atrás
  • Criatividade

Web Summit, diversidade e inteligência artificial

Além de contar com uma estrutura robusta e bem organizada para receber as mais de 34 mil pessoas esperadas, o…

1 dia Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

2 dias Atrás