Cultura

84 anos depois, “Tron” pode ganhar enfim nova continuação com diretor de “Lion” e Jared Leto

Ator estaria a bordo como produtor do filme, cuja direção fica a cargo de Gareth Davis depois deste buscar ativamente o trabalho

por Pedro Strazza

Faz exatamente dez anos que a Disney lançou nos cinemas “Tron – O Legado”, filme que já era em si uma continuação tardia do “Tron – Uma Odisseia Eletrônica” de 1982. O bom resultado na bilheteria fez o estúdio na época dar sinal verde para a produção de um terceiro capítulo, mas desde então o projeto virou uma dessas incógnitas da indústria que ora ou outra pipocam no noticiário.

As coisas parecem estar andando de vez agora, porém, conforme o Deadline reporta que a nova sequência fechou contrato com Gareth Davis para a direção e conseguir completar um acordo com Jared Leto para o ator estrelar o filme. Mais conhecido por “Lion: Uma Jornada Para Casa”, que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, Davis teria buscado ativamente fechar negócio para comandar o projeto, com sua proposta sendo enquadrada como preferida pelos executivos da Disney após uma série de reuniões com diversos criativos.

Ainda que a produção não tenha ganhado um sinal verde para começar a compor a equipe (muito talvez pela pandemia e o atual estado de caos na indústria), a entrada de Davis ajuda a organizar o projeto, que já conta há algum tempo com roteiro de Jesse Wigutow. Além de protagonista, Leto agora estaria envolvido como produtor ao lado de Justin Springer e Emma Ludbrook, aumentando portanto sua aposta no filme após passar os últimos três anos indo e vindo nas negociações com o estúdio – ele é o único ator confirmado até o momento, porém, e ninguém sabe dizer se é uma continuação ou um reboot.

O fato é que a dúvida sobre “Tron 3” é fruto tanto da recepção contraditória do anterior – que fez 400 milhões de dólares em 2010, mas público e crítica não chegaram a responder entusiasmados ao filme – quanto do desenvolvimento confuso nesta última década. O projeto chegou a ser arquivado em 2015 depois do diretor e o elenco de “O Legado” declararem interesse numa sequência, mas virou tópico de discussão em inúmeras oportunidades com executivos diferentes alegando que o longa estaria em desenvolvimento – e ajuda que a Disney tenha produzido todo tipo de derivado a partir da franquia, incluindo desenhos animados e atrações de parques.

E se você está se perguntando sobre a trilha sonora: não, ainda não se sabe se o Daft Punk está escalado para trabalhar no filme – mas eles estão desenvolvendo a música do novo projeto de Dario Argento.