Paysandu permite carteiras de sócio torcedor com nome social de pessoa transgênero • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Paysandu permite carteiras de sócio torcedor com nome social de pessoa transgênero

Apesar de pequeno, gesto tem forte simbolismo em um meio com o histórico de homofobia e transfobia como o do futebol

por Matheus Fiore

O Paysandu deu um passo pequeno, mas importantíssimo pela inclusão no mundo do esporte. O clube de Belém agora emitirá carteirinhas de sócio torcedor com o nome social para associados que sejam transgênero. Ou seja: o sócio não precisará mais ser identificado pelo nome que foi registrado em seu nascimento ou está em sua identidade.

Segundo o Globo Esporte, os funcionários do projeto de sócio torcedor do clube, o Sócio Bicolor, passaram por um treinamento durante a última semana. O treinamento foi destinado a preparar os profissionais para atender o público da melhor forma possível. A atividade foi coordenada por Gleyson Oliveira, presidente da Organização, Liberdade de Expressão, Integração Social, Valorização das Comunidades, Inteligência e Amor (ou, mais simples: Olivia), e serviu como uma introdução ao assunto para que os torcedores transgênero do clube paraense sejam atendidos da melhor forma possível.

“Nós estamos falando do Paysandu, um time grande, e como time grande, ele está aprendendo a receber esse público. Quando a gente fala do público LGBTI em específico, nós estamos falando de pessoas totalmente excluídas da sociedade. Se tratando de pessoas trans, mais específico ainda. Eu conheço várias pessoas trans que têm vontade de frequentar o estádio, mas não têm o seu nome social respeitado. Um dos pontos que conversamos aqui é inclusão do nome social de pessoas transexuais na carteirinha do Sócio Bicolor. O Paysandu está evoluindo e dando entrada”, disse Gleyson Oliveira, em entrevista ao site do clube.

Ieda Almeida, a vice-presidente de Operações do Paysandu, também comentou sobre o importante passo dado pelo clube: “Em um país cheio de discriminação e violência, um clube do tamanho do Paysandu precisa estar à frente e procurar combater qualquer tipo de preconceito. Então esse passo que estamos dando, com certeza, além de representar um momento social importante para o clube, vem trazer um certo aconchego a pessoas que já sofrem tanta discriminação. Apoiamos a garantia dos direitos de todas as pessoas. Igualdade sempre”.

Campanhas destinadas à luta contra o preconceito e à proteção da comunidade LGBTQ+ no esporte não são novidade nos clubes brasileiros, mas são sempre importantes. Principalmente quando um clube importante como o Paysandu apresenta um projeto que, apesar de simples, pode ser significativo para tantas pessoas. Ainda mais quando se trata de um dos esportes que mais sofre com homofobia e transfobia em suas torcidas.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro