TikTok começa a derrubar propagandas de perda de peso

Talvez hoje o TikTok seja a principal rede social do mundo, e por isso é também um dos principais alvos para anunciantes de produtos e serviços. Um dos mercados que mais visa o lucro com divulgação nas redes sociais é justamente o de fórmulas de perda de peso, seja por dietas, recomendações de exercícios ou soluções milagrosas e muito pouco confiáveis. O app da ByteDance, entretanto, está indo atrás dessas propagandas e removendo todas de sua plataforma.

Essas propagandas muitas vezes promovem dietas perigosas. A nova política da empresa proíbe apps que promovam suplementos de perda de peso e soluções mágicas para o emagrecimento. Além do possível dano a saúde dos usuários em casos de tratamentos sem recomendação ou aprovação médica, esses anúncios também promovem uma cultura de padrões corporais prejudicial para a formação psicológica de jovens.

O TikTok também anunciou uma parceria com a National Eating Disorder Association para identificar hashtags e pesquisas relacionadas ao assunto, o que ajudará o app a evitar novos problemas relacionados ao tema futuramente e também a identificar criadores de conteúdo que estejam quebrando as novas normas de uso da plataforma.

Ao longo do último ano, o TikTok foi muito criticado por ser conivente com conteúdo relacionado a desordens alimentares e dietas perigosas. Em fevereiro, o BuzzFeed noticiou que o app estava infestado de conteúdo que promove desordens alimentares em prol do emagrecimento, e que isso afetava usuários mais sensíveis.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o TikTok se envolve em uma polêmica relacionada ao assunto. Em 2019, porém, foi um caso negativo para a empresa, já que a ByteDance admitiu que censurou criadores de conteúdo gordos, LGTQ+ e autistas. A empresa responsável pela rede social confessou reduzir o alcance de quaisquer publicações feitas por pessoas “propícias” ao cyberbullying e ao assédio, incluindo os membros dessas comunidades.

Em março de 2020, porém, a empresa criou um conselho para encontrar novas formas de lidar com assuntos sensíveis e como abordar conteúdo perigoso em sua plataforma, o que provavelmente influenciou bastante nas novas diretrizes que permitem o app remover conteúdo que promova dietas perigosas e transtornos alimentares.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Tech

VASA-1: nova inteligência artificial da Microsoft pode fazer qualquer um falar qualquer coisa

A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…

2 dias Atrás
  • Meta

A seção de comentários está de volta ao B9!

O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…

5 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

C&A adota tendências do Pinterest em campanha OOH

A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…

5 dias Atrás
  • Tech

Com novo modelo de AI, Meta vai permitir geração de imagens em tempo real no WhatsApp

Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…

6 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix registra crescimento de quase 10 milhões de novos assinantes e modifica estratégia de relatórios

No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…

6 dias Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2024: festival revela destaques da programação

Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…

6 dias Atrás