Talvez hoje o TikTok seja a principal rede social do mundo, e por isso é também um dos principais alvos para anunciantes de produtos e serviços. Um dos mercados que mais visa o lucro com divulgação nas redes sociais é justamente o de fórmulas de perda de peso, seja por dietas, recomendações de exercícios ou soluções milagrosas e muito pouco confiáveis. O app da ByteDance, entretanto, está indo atrás dessas propagandas e removendo todas de sua plataforma.
Essas propagandas muitas vezes promovem dietas perigosas. A nova política da empresa proíbe apps que promovam suplementos de perda de peso e soluções mágicas para o emagrecimento. Além do possível dano a saúde dos usuários em casos de tratamentos sem recomendação ou aprovação médica, esses anúncios também promovem uma cultura de padrões corporais prejudicial para a formação psicológica de jovens.
O TikTok também anunciou uma parceria com a National Eating Disorder Association para identificar hashtags e pesquisas relacionadas ao assunto, o que ajudará o app a evitar novos problemas relacionados ao tema futuramente e também a identificar criadores de conteúdo que estejam quebrando as novas normas de uso da plataforma.
Ao longo do último ano, o TikTok foi muito criticado por ser conivente com conteúdo relacionado a desordens alimentares e dietas perigosas. Em fevereiro, o BuzzFeed noticiou que o app estava infestado de conteúdo que promove desordens alimentares em prol do emagrecimento, e que isso afetava usuários mais sensíveis.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que o TikTok se envolve em uma polêmica relacionada ao assunto. Em 2019, porém, foi um caso negativo para a empresa, já que a ByteDance admitiu que censurou criadores de conteúdo gordos, LGTQ+ e autistas. A empresa responsável pela rede social confessou reduzir o alcance de quaisquer publicações feitas por pessoas “propícias” ao cyberbullying e ao assédio, incluindo os membros dessas comunidades.
Em março de 2020, porém, a empresa criou um conselho para encontrar novas formas de lidar com assuntos sensíveis e como abordar conteúdo perigoso em sua plataforma, o que provavelmente influenciou bastante nas novas diretrizes que permitem o app remover conteúdo que promova dietas perigosas e transtornos alimentares.
A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…
O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…
A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…
Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…
No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…
Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…