coronga

ONU lança campanha “PAUSE” contra desinformação sobre Covid-19

Organização convoca usuários de todo o mundo a postar vídeos com hashtags e mensagens de incentivo ao compartilhamento de conteúdo seguro e verificado

por Matheus Fiore

Nesta quarta-feira, a ONU lançou uma ação online global a fim de combater o compartilhamento de desinformação sobre a Covid-19. A intenção é convocar as pessoas a refletir sobre o conteúdo que compartilham nas redes, a fim de incentivar elas a promoverem apenas informações seguras e confiáveis.

Para participar da campanha batizada de “PAUSE”, basta usar suas redes sociais para postar um vídeo se comprometendo a pausar e pensar antes de compartilhar informações online usando as tags #PROMETOPAUSAR e #PENSEANTESDECOMPARTILHAR. A ONU pretende, com isso, propor uma mudança de comportamento no mundo virtual.

“Em meio à pandemia por Covid-19, a informação errada pode custar vidas. Está cada vez mais claro que não podemos enfrentar a pandemia sem combater a desinformação online”, declara Melissa Fleming, subsecretária-geral das Nações Unidas para Comunicação Global. Sobre a ação, ela diz ainda que “com a campanha Pause, estamos tentando recriar uma nova norma social sobre como compartilhamos informações. Cada um de nós pode ajudar a quebrar a cadeia de desinformação fazendo uma pausa antes de compartilhar. Prometa fazer uma pausa hoje”, diz a Organização das Nações Unidas.

Desde que a pandemia do novo coronavírus mudou o mundo no começo de 2020, diversas pessoas e instituições se mobilizaram para encontrar a melhor forma de lidar com a crise salvando o máximo de pessoas possível. Porém, muitos ainda negam a severidade do vírus e até mesmo compartilham deliberadamente notícias falsas sobre a pandemia.

Compartilhe: