lab-fantasma-spfw-agencia-fotosite

São Paulo Fashion Week adere a cotas raciais para modelos em todos os desfiles

Agora todos os desfiles da semana de moda contarão obrigatoriamente com cotas raciais de 50% para modelos negros, afrodescendentes ou indígenas

por Soraia Alves

A São Paulo Fashion Week anunciou que agora todos os desfiles da semana de moda contarão obrigatoriamente com cotas raciais de 50% para modelos “negros, afrodescendentes ou indígenas”, como diz o comunicado do evento.

De acordo com o G1, a decisão foi anunciada para as marcas que participam do evento: “É obrigatório que a grife mantenha mínimo de 50% de modelos entre negros, afrodescendentes e/ou indígenas, do total dos modelos participantes em seu desfile. Serão considerados modelos afrodescendentes aqueles com ascendente por consanguinidade até o 2º grau. Os nomes destes modelos devem ser destacados na lista de casting”, diz o comunicado.

Até então, a SPFW só fazia uma recomendação às grifes participantes para que parte dos modelos fossem negros, afrodescendentes ou indígenas, mas nada era obrigatório, o que dava margem para algumas marcas utilizarem apenas modelos brancos na passarela.

A próxima edição da SPFW acontece a partir da semana que vem, de 04 a 08 de novembro, comemora os 25 anos do evento. Por conta da pandemia de Covid-19, a edição será realizada de forma totalmente virtual, com transmissão pelo YouTube e projeções dos desfiles e de imagens históricas do evento por diversas regiões da cidade de São Paulo.

Compartilhe: