crew-uphill_sim-20200320-129a8076_main

NASA anuncia parceria com SpaceX e Blue Origin para desenvolvimento de tecnologias espaciais

Outras 15 empresas estão inclusas no acordo que vai dar acesso às instalações e pesquisadores da agência para acelerar projetos

por Pedro Strazza

A NASA anunciou nesta segunda (9) uma parceria com 17 empresas norte-americanas para acelerar o desenvolvimento de tecnologias para missões espaciais. O acordo engloba a assinatura de 20 atos espaciais e não inclui qualquer transação financeira, apenas permitindo que estas companhias tenham acesso às instalações e especialistas da agência espacial do país.

As empresas listadas incluem nomes conhecidos do grande público como a SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos, mas também conta com startups menores como a Rocket Lab, cuja sede fica em Long Beach e se dedica ao lançamento de satélites. Cada companhia tem um projeto específico junto da agência: enquanto a SpaceX deve trabalhar com o centro de pesquisa de Langley para monitorar a temperatura do veículo Starship, por exemplo, a Blue Origin vai atuar na melhora dos sistemas de inteligência de robôs espaciais e dos designs dos foguetes.

As outras 14 companhias citadas no anúncio da NASA são a Aerojet Rocketdyne, a Ahmic Aerospace, a AI SpaceFactory, a Box Elder Innovations, a Cornerstone Research Group, a Elementum 3D, a Gloyer-Taylor Laboratories, a IN Space, a Orbital Sciences Corporation, a ph Matter, a Phase Four, a Sensuron, a Maxar Technologies e a Stellar Exploration.

No anúncio oficial, o administrador associado do diretório de tecnologias espaciais para missões da agência Jim Reuter comenta que a NASA decidiu pela parceria por entender que o desenvolvimento destes aparatos “não acontece em um vácuo”. “Sejam companhias que estão perseguindo aventuras espaciais próprias ou amadurecendo sistemas de ponta para um dia oferecer um novo serviço à NASA, a agência se dedica a ajudar trazer novas capacidades ao mercado para seu benefício mútuo” escreve.

Compartilhe: