NBB estreia nova temporada com bola temática contra o racismo

NBB estreia nova temporada com bola temática contra o racismo

Desenho da bola é criação de estudante da Paraíba vencedora do concurso cultural #ABolaDoJogo, promovido pela Penalty e LNB

por Soraia Alves

A estreia da temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) foi marcada pela mensagem “Por um mundo sem racismo”, temática da bola que deu início à partida entre Flamengo e Minas, nesta terça-feira, 10/11.

A bola foi inspirada no desenho vencedor do concurso cultural #ABoladoJogo, promovido pela Penalty e pela Liga Nacional de Basquete (LNB). A criação é da estudante de Campina Grande (PB), Luana Santa Cruz, de 14 anos, e foi replicada pelo artista plástico Tom Veiga na bola Penalty Crossover 7.8. Os dois fizeram uma Live no perfil oficial do NBB no Youtube em que conversaram sobre a linha artística adotada para a pintura da bola. “O desenho da Luana me chamou a atenção pois é muito atual. A arte não tem o objetivo de deixar algo bonito, a arte é uma forma de expressar uma opinião, de transmitir uma mensagem, e esse tema que ela colocou na bola está muito em voga”, comentou o artista.

Após a rodada inaugural do NBB, a bola seguirá para leilão. Os lances podem ser enviados a partir do dia 17/11 pelo site www.nbb.playforacause.com.br. O valor arrecadado será destinado ao projeto Casa do Menino, que atende crianças e adolescentes da região de Campina Grande, cidade da vencedora do concurso.

Com a proposta de estimular esporte e criatividade, o concurso cultural #ABolaDoJogo convidou crianças de todo o Brasil a desenharem versões estilizadas da tradicional bola laranja. Foram mais 60 desenhos recebidos e quatro criações seguiram para a final, decidida por voto popular. Além do racismo, questões relacionadas à proteção do meio ambiente e à saúde também foram temas de destaque na ação

Compartilhe:
icone de linkCopiar link