robotsculptorb9

Disney está treinando robôs para esculpir em argila

RobotSculptor é capaz de reproduzir o estilo de qualquer artista desejado

por Matheus Fiore

A Disney está trabalhando com robôs para ensinar às máquinas técnicas de modelagem em argila. Os pesquisadores da empresa criaram um sistema que permite a artistas humanos ensinarem aos robôs como usar ferramentas para esculpir na argila e mimetizar o trabalho e o estilo de outros artesãos.

Os pesquisadores da Disney Research e da EH Zürich, de Zurique, na Suíça, projetaram e construíram um robô batizado de RobotSculptor, que pode transformar qualquer porção de argila em uma obra de arte e emulando o estilo de qualquer artista desejado. A novidade foi divulgada em um vídeo no YouTube, que você pode ver abaixo.

Como pontua o Gizmodo, o RobotSculptor, pelo menos por ora, não é dotado de nenhuma criatividade. A máquina é capaz apenas de seguir ordens de quem as programa. Seu trabalho, porém, será muito eficiente para projetar, por exemplo, a aparência de personagens desenhados virtualmente. O software do robô é capaz de processar um modelo 3D e reproduzir com o estilo e escala desejados.

A criação traz diversos benefícios tecnológicos e criativos. Com o aprimoramento do RobotSculptor será possível, por exemplo, rapidamente criar um protótipo de uma arte conceitual por impressão 3D ou por tecnologias similares. O robô pode ter seu trabalho automatizado e com precisão transformar rascunhos e desenhos em esculturas de argila quase que instantaneamente.

Compartilhe: