echo-show-8-10

Alexa agora faz tradução em tempo real de conversas no Echo

Novidade por ora é exclusiva do mercado norte-americano e inclui, entre outros idiomas, o português brasileiro

por Matheus Fiore

A partir de hoje, a assistente virtual da Amazon, a Alexa, poderá fazer traduções simultâneas para pessoas que dialogam em idiomas diferentes. Já no lançamento da novidade, o recurso Tradução ao Vivo funcionará em dispositivos Echo dos Estados Unidos e oferecerá suporte para inglês, francês, alemão, hindi, italiano, espanhol e português brasileiro.

O acionamento do recurso é bem simples, basta pedir para a Alexa ser a intérprete da língua desejada. Ao começar a conversar, a assistente virtual automaticamente detectará as vozes e os idiomas falados e traduzirá, caso estejam dentro da lista de idiomas suportados pelo sistema. Como nota o Engadget, o modelo Echo Show poderá até mesmo ter uma tradução visual em sua tela. Para encerrar a conversa, bata dizer “Alexa, pare”.

Ainda é incerto se outros dispositivos poderão, futuramente, ter o mesmo recurso. Por outro lado, é provável que, com o tempo, a Alexa possa traduzir ainda mais idiomas e que o recurso seja disponibilizado em mais países – pois por ora, é exclusivo dos Estados Unidos. Vale lembrar ainda que a Amazon não é a primeira empresa a implementar tal recurso. Em 2017, por exemplo, o Google anunciou que seu fone de ouvido, o Pixel Buds, ofereceria tradução em tempo real de forma semelhante.

Sendo uma das principais assistentes virtuais do mercado tecnológico, a Alexa sempre recebe atualizações que tornam a experiência ainda mais rica para o usuário. Em dezembro desse ano, por exemplo, a Amazon passou a permitir que os usuários enviassem comandos para a Alexa a partir de mensagens de texto, e foi pensado para disputar com a Siri, da Apple, e o Assistente do próprio Google.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link