Kramer_Germany_Concussion

Premier League anuncia substituições emergenciais para casos de concussão durante partidas

Adversários também terão direito à quarta substituição para garantir nivelamento dos jogos

por Matheus Fiore

O campeonato inglês de futebol, a Premier League, anunciou uma novidade importantíssima para a segurança e a saúde dos jogadores. A partir da próxima temporada, o torneio realizará testes permitindo que, em caso de concussões de jogadores, eles possam ser substituídos emergencialmente, mesmo que o time já tenha feito as três substituições determinadas pela regra.

Para evitar desequilíbrio, a Premier League também permitirá que, no momento da substituição por concussão, os adversários também possam fazer uma substituição extra. “Com o bem-estar dos jogadores como prioridade da Premier League, os clubes concordaram em princípio em introduzir substituições de concussão permanentes e adicionais após a aprovação do julgamento pelo International Football Association Board ontem”, disse a Premier League.

A novidade é uma importante medida para garantir a segurança dos atletas, já que uma concussão pode ser uma contusão séria, levando a traumas permanentes para os jogadores. Vale lembrar que, em 2018, na final da Champions League, o goleiro Loris Karius, do Liverpool, jogou boa parte do jogo contra o Real Madrid tendo uma concussão causada por um choque com o zagueiro espanhol Sergio Ramos.

A novidade foi definida após a Premier League consultar um grupo de experts juntamente à FIFA e definir que, assim, o esporte ficará mais seguro. Apesar de ser apenas um teste, a novidade é um importante passo para uma possível mudança global, já que a Premier League é a principal liga nacional da Europa e do mundo no momento, e é vista como referência por todos os outros polos do futebol mundial – incluindo o Brasil.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link