spacex-founder-elon-musk-addresses-the-media-during-a-press-news-photo-1585058537

Elon Musk anuncia prêmio de US$ 100 milhões a quem tiver a melhor tecnologia de captura de carbono

"Doação" foi divulgado pelo homem mais rico do planeta em um tweet

por Pedro Strazza

Entre os muitos termos que podem definir Elon Musk – atualmente o homem mais rico do planeta – há sem dúvida o adjetivo “impulsivo”. Na noite da última quinta-feira (21), o executivo anunciou em sua conta no Twitter a doação de 100 milhões de dólares como prêmio a quem tiver a melhor tecnologia de captura de carbono do planeta.

Embora Musk tenha deixado para depois os pormenores com um simples “detalhes na próxima semana” em seu perfil, o TechCrunch reporta que a “doação” está conectada ao Xprize Foundation, organização sem fins lucrativos que busca encorajar o desenvolvimento e inovação tecnológicos a partir de competições.

Para quem ficou na dúvida sobre a tecnologia no centro da competição, como o nome bem diz os aparatos de captura de carbono são responsáveis pelo armazenamento de gases do tipo, incluindo aí o dióxido de carbono que pode ser bastante danoso ao meio-ambiente. O truque aqui é o que fazer com o gás capturado, com muitas empresas tendo apresentado ideias mas poucas soluções à questão nos últimos anos. A Agência Internacional de Energia, por outro lado, já avisou que a tecnologia é bastante necessária para que países atinjam as respectivas metas de neutralidade de carbono.

Esta não é a primeira vez que uma das empresas de Musk busca contribuir no desenvolvimento da tecnologia. Como bem lembra o Engadget, em 2018 a XPrize realizou uma competição parecida e acabou premiando cinco finalistas com 20 milhões de dólares cada. O prêmio da vez, porém, não apenas é cinco vezes maior como já dispara para ser um dos maiores esforços filantrópicos da história recente.

Compartilhe: