Sony registra patente de IA que ajusta gameplay de acordo com dificuldade do jogador para passar de fase

Sony registra patente de IA que ajusta gameplay de acordo com dificuldade do jogador para passar de fase

Sistema de aprendizado autônomo ajustaria táticas e ataques para facilitar uma jogatina muito penosa ao usuário

por Matheus Fiore

Sabe aquele chefão de “Demon Souls” que te fez querer quebrar o controle tamanha a dificuldade em vencê-lo? Isso pode estar acabando. A Sony registrou a patente de um sistema com inteligência artificial que poderá ajustar a dificuldade de um jogo, caso o algoritmo identifique que você está tendo dificuldades em sua jornada.

A patente foi registrada como um sistema de aprendizado autônomo que automaticamente altera os níveis de dificuldade de um jogo conforme percebe que o jogador está travando no progresso. Segundo o SegmentNext, que identificou a novidade, a gigante tecnológica japonesa publicou a patente na última semana. A descrição sugere que a inteligência artificial possa alterar principalmente a dificuldade de chefões de fase, mudando sua estratégia, movimentação e até severidade de golpes.

“Alguns padrões de ataques específicos ou sequências dos jogadores também podem estabelecer novos métodos e táticas dos inimigos, bem como as movimentações do próprio jogador ou mudanças de localização dentro do mapa ou ambiente de luta em que o jogador tenda a permanecer enquanto enfrenta um inimigo”, diz o registro. Isso significa, portanto, que até mesmo a relação do jogador com o espaço do jogo possa ter influência e ser alterada de acordo com o que o sistema identificar.

O projeto visa desenvolver um sistema capaz de identificar e analisar comportamentos dos jogadores e, assim, alterar o oponente do jogo de forma que seus ataques e táticas sejam adequados ao modo de atuação de cada jogador. Por exemplo: se a IA identificar que um jogador prefere usar golpes de longa distância, será possível que o sistema altere o comportamento de um chefão para que ele sempre se mantenha longe do seu personagem.

Não há quaisquer informações sobre em quais jogos (ou tipos de jogos) a Sony planejaria usar o sistema e muito menos uma previsão de implementação em futuros títulos da marca. Por se tratar de um projeto ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento, inclusive, é possível imaginar até que esse sistema só seja realidade no fim da geração do PlayStation 5 ou até mesmo na geração seguinte.

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