Ação da Amstel com influenciadores levanta discussão sobre comercialização da empatia • B9

Ação da Amstel com influenciadores levanta discussão sobre comercialização da empatia

Boa parte do público, incluindo outros famosos, fez piada sobre a "empatia paga", além de lembrar que uma ação desse tipo acaba não tendo o efeito desejado

por Soraia Alves
Capa - Ação da Amstel com influenciadores levanta discussão sobre comercialização da empatia
Imagem: Created with GIMP

A eliminação de Karol Conká do “Big Brother Brasil 2021 na última terça-feira, 23/02, não era uma surpresa, visto que a cantora colecionou críticas do público desde a primeira semana do programa. Toda a repercussão do “cancelamento” de Karol, no entanto, disparou o alerta sobre uma possível recepção agressiva à cantora, um “linchamento” ao qual a Rede Globo se antecipou preparando um esquema especial de segurança e apoio psicológico para a rapper. Seguindo a ideia de “acalmar os ânimos” do público, a Amstel, uma das marcas patrocinadoras do BBB21, criou uma ação com influenciadores para lembrar a importância de ter empatia.

Preta Gil, Pequena Lo e Thelma Assis, que aparecem na publicação, integram o Time da Diversidade Amstel, um grupo de influenciadores que participam de ações e campanhas da marca incentivando o consumo moderado de bebidas alcóolicas e a propagação de valores positivos como respeito e diversidade.

O movimento, no entanto, levantou a discussão sobre a comercialização da empatia. Grande parte do público nas redes sociais, incluindo outros famosos, fez piada sobre a “empatia paga”, além de lembrar que uma ação desse tipo acaba não tendo o efeito desejado. Com a repercussão negativa, Thelma Assis apagou seu post de participação na ação.

Essa não é a primeira vez, no entanto, que a Amstel usa a tolerância como tema de ações da marca dentro do BBB21. No sábado 13/02, a festa na casa foi liberada após uma dinâmica patrocinada pela cerveja, na qual os participantes tiveram que formar frases falando sobre empatia e respeito.

A ação da Amstel difere bastante do posicionamento de outra marca patrocinadora do BBB21, a Avon, que também criou mensagens especiais de incentivo à empatia para a saída de Karol Conká do programa, mas sem usar influenciadores pagos.

Até o momento desta reportagem, a Amstel não se pronunciou sobre a ação.

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