Google-TV

Google TV conta com opção que “emburrece” smart TV

Opção Basic TV reduz sistema operacional a TV ao vivo e conexões por cabo HDMI

por Pedro Strazza

O Google recentemente estreou na versão mais recente do Chromecast o Google TV, sua nova aposta no mercado de smart TVs, e entre os destaques da nova interface que reúne os conteúdos dos streamings em um mesmo canal uma ferramenta peculiar acabou escapando: a possibilidade de “reduzir” as funções do programa para a transmissão de TV ao vivo e conexões por cabo HDMI.

De acordo com o 9to5Google, a opção é batizada de “Basic TV” e parece voltada a usuários que tem interesse por plataformas centrais externas ou preferem modalidades de privacidade que a companhia não é capaz de oferecer. A ferramenta é disponibilizada logo no processo de instalação do Google TV e, caso ativada, capa do serviço o acesso a aplicativos, algoritmos de recomendação e ao Google Assistente – há a possibilidade de reverter o processo depois, mas ela só pode ser acessada na seção de primeiros passos.

Procurado pelo site, o Google confirma que a função é exclusiva do TV e não vale para outros aparelhos com a versão mais recente do Android TV 12 instalado. A companhia também diz que o sistema foi pensado para aqueles que sofrem com falta de acesso à internet, mas como bem aponta o 9to5Google o recurso também é uma ideia interessante para quem quiser trocar de sistema operacional no futuro – se o aparelho ficar ultrapassado, basta “emburrecê-lo” e instalar o novo adaptador, seja este da Apple, Amazon, Roku ou do próprio Google.

Vale lembrar que em breve a Sony e a TCL vão oferecer TVs com o Google TV instalado de fábrica, o que significa que o Basic TV em breve vai estar disponível a mais usuários.

Compartilhe: