cover-apple (3)

Apple adia produção de MacBook e iPad por escassez de materiais

Componentes da tela do tablet e peças essenciais para finalização do laptop farão com que empresa entregue menos modelos em 2021

por Matheus Fiore

A Apple vai atrasar a produção de algumas linhas de MacBook e iPad em virtude de uma escassez global de componentes eletrônicos. Segundo o Nikkei Asia, problemas com os fornecedores de MacBook afetaram uma parte chave da fabricação do laptop, que impossibilita inclusive a finalização e a montagem final do computador. Já no caso do iPad, a produção será adiada por falta de telas e peças complementares ao display.

Segundo a matéria da Nikkei, a falta de chips não mostrou um impacto grande ao ponto de ser perceptível na disponibilidade dos produtos para os consumidores, e continua sendo uma questão apenas da cadeia de suprimentos. O atraso na produção, porém, deve mostrar algum impacto em um futuro próximo, ainda em 2021.

A Apple é conhecida por gerenciar uma grande e complexa cadeia de suprimentos, e possui poder e influência para rapidamente adquirir os componentes necessários – afinal, estamos falando de uma das empresas tecnológicas mais influentes do mercado. Porém, mesmo com tanta relevância, a gigante capitaneada por Tim Cook não conseguiu evitar o problema de fornecimento, e agora trabalha para evitar um impacto maior a médio prazo.

Em março, a Apple também alterou o ritmo de produção de um smartphone, o iPhone 12 Mini. Entretanto, o caso do celular não ocorreu em virtude de dificuldade de encontrar peças, e sim pelo ato de a empresa ter superestimado a demanda pelo modelo.

Compartilhe: