Campanha da Dove destaca ilusão de imagens editadas em redes sociais

A Dove divulgou um vídeo chamado “Reverse Selfie” (ou selfie reversa), que aponta a ilusão trazida pelas imagens editadas que inundam redes sociais como o Instagram. A ideia da campanha é mostrar como aplicativos de edição levam principalmente adolescentes a ter uma baixa autoestima em virtude dos padrões irreais e inalcançáveis.

No filme, vemos o processo reverso de uma jovem editando uma selfie por um aplicativo. Aos poucos, a boneca editada por aplicativo volta a ser um ser humano normal, revelando um criança. com seu rosto real. O vídeo faz parte do projeto Dove Self-Esteem, que também foi responsável por criar o Confidence Kit, um pacote que pode ser baixado online e que traz dicas, conselhos e informações sobre redes sociais e como elas afetam o psicológico principalmente dos jovens.

Segundo o projeto, 85% das mulheres começam a usar aplicativos de melhoria de fotos e uso de filtros já aos treze anos de idade. As famosas ferramentas permitem que elas façam alterações em suas peles, peso e até mesmo nas feições do rosto – o que claramente tem um efeito imenso na onda de busca por procedimentos como harmonizações faciais e bichectomia.

A mesma pesquisa aponta ainda que 67% das jovens mudam ou ocultam ao menos uma parte de seu corpo antes de postar uma foto nas redes sociais. A Dove tenta, com seu filme, trazer uma reflexão sobre o assunto e principalmente sobre os padrões impossíveis promovidos por essa cultura que permeia as redes sociais.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Negócios

Economia do Escapismo: brasileiros são os que mais querem “fugir da própria mente”, revela estudo global da McCann

A necessidade de escapar da realidade nunca foi tão lucrativa: um novo estudo global da McCann Worldgroup revela que a…

14 horas Atrás
  • Criatividade

“Sed de Brahma”: até onde você iria pela promessa de uma festa com cerveja liberada?

A Brahma transformou aquela sede de cerveja em algo maior: em nova campanha criada pela Draftline, a marca brinca com…

16 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Vivo apresenta nova identidade sonora em parceria com Alok

Em parceria com Alok e a Soundthinkers, A Vivo criou uma nova marca sonora que mistura natureza e tecnologia para…

17 horas Atrás
  • Tech

SXSW 2025: em momento decisivo para redes sociais, festival confirma participação da CEO do Bluesky

Em um momento de transformação para as redes sociais, o SXSW 2025 anuncia Jay Graber, CEO do Bluesky, como uma…

2 dias Atrás
  • Meta

Braincast: os 10 episódios que bombaram em 2024

Enquanto nos preparamos para o início da temporada 2025 do Braincast na próxima semana, convidamos você a revisitar os 10…

3 dias Atrás
  • Tech

Edits: Meta aproveita ban temporário do TikTok e lança clone do CapCut

A Meta não perdeu tempo: com o CapCut fora do ar devido ao banimento do TikTok nos EUA, a empresa…

3 dias Atrás