Pesquisa da Always mostra que 1 em cada 4 meninas já faltou da escola por não ter acesso a absorventes • B9

Pesquisa da Always mostra que 1 em cada 4 meninas já faltou da escola por não ter acesso a absorventes

Marca também lançou a campanha #MeninaAjudaMenina, que busca abrir mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene feminina

por Soraia Alves
Capa - Pesquisa da Always mostra que 1 em cada 4 meninas já faltou da escola por não ter acesso a absorventes
Imagem: P&G Brasil/Maria Ribeiro

Always, marca da P&G de cuidado íntimo feminino, lançou a campanha #MeninaAjudaMeninaque busca abrir mais espaço para a discussão sobre a falta de acesso a produtos de higiene durante o período menstrual. O material tem como base uma pesquisa realizada pela empresa em parceria com a Toluna, cujos resultados foram analisados pela pesquisadora e antropóloga Mirian Goldenberg, e mostram que a falta de dignidade na menstruação é um reflexo da desigualdade de gênero e é agravado pelo tabu em torno da própria menstruação.

A pesquisa também revela que o índice de mulheres sem acesso a absorventes no Brasil ultrapassa bastante a estimativa global da ONU. “A Pobreza Menstrual é um problema que impacta a vida de muitas brasileiras e mulheres no mundo todo, principalmente aquelas com menor poder aquisitivo. Além de ser uma questão séria de saúde, ela afeta a confiança de meninas e causa a evasão escolar. Como parte da solução, precisamos trazer à tona o problema para juntos tentarmos dar um fim a ele. O acesso a itens básicos de higiene durante a menstruação não precisa ser uma das muitas barreiras que as meninas tem que superar ao longo da sua vida”, diz Laura Vicentini, Vice-Presidente de marketing de cuidados femininos da P&G Brasil.

P&G Brasil/Maria Ribeiro

Entre os principais dados da pesquisa, destaca-se:

  • 1 entre cada 4 jovens não se sente confortável nem mesmo em falar sobre a menstruação, e mais da metade das mulheres (57%) afirmaram que a primeira menstruação as deixou menos confiantes. A busca por informação na primeira menstruação vem quase que totalmente da mãe (79%), o que mostra o aspecto íntimo e privado.
  • O absorvente foi considerado pelas entrevistadas como um produto de primeira necessidade e, para elas, a falta de absorvente afeta a confiança feminina. Porém, mais de uma em cada 4 jovens (29%) revelou não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento de suas vidas. Nas classes D e E, esse índice é ainda maior chegando a 33%.
  • A ONU estima que 1 em cada 10 meninas falte a escola durante a menstruação, e no Brasil esse índice é ainda pior. Segundo a pesquisa, 1 em cada 4 mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Quase metade destas (48%) tentaram esconder que o motivo foi a falta de absorventes e 45% acredita que não ir à aula por falta de absorventes impactou negativamente o seu rendimento escolar.
  • 3 em cada 4 entrevistadas afirmam que o período menstrual tem um impacto muito negativo na sua confiança pessoal. Para meninas que não tem acesso a absorventes, o impacto na confiança é ainda pior e cria um ciclo vicioso: ao faltar às aulas, elas ficam para trás nos trabalhos escolares, deixando de participar de atividades que ajudam a aumentar sua confiança e habilidades. 35%, por exemplo, deixaram de praticar esportes e sentiram muita vergonha pela falta de produtos menstruais na escola.
  • Com as limitações financeiras, mulheres recorrem a alternativas, como papel higiênico, roupas velhas ou toalha de papel. Entre as mulheres de classes mais baixas, tecidos ganham ainda mais importância como substituto. Esses métodos alternativos não são seguros para a saúde da mulher. Itens de higiene durante a menstruação são uma questão de necessidade básica, mas uma parcela da população brasileira não compreende que absorventes trazem dignidade e previnem doenças. 

Para Mirian Goldenberg “de todos os dados da pesquisa, o que mais chama atenção é como a falta do absorvente abalou a confiança de 51% das mulheres, trazendo vergonha a 37%. Além disso, elas não se sentem confortáveis em falar sobre o assunto nem mesmo com pessoas próximas e ainda se sentem culpadas e inseguras com um fenômeno natural do corpo feminino, que é a menstruação. Elas escondem esses sentimentos, mas, quando perceberem que não estão sozinhas, conseguirão enfrentar juntas esse problema.”

P&G Brasil/Maria Ribeiro

Campanha #MeninaAjudaMenina

Como parte de um compromisso de longo prazo pelo fim desta Pobreza Menstrual que impacta a vida de muitas brasileiras, Always distribuirá até 1 milhão de absorventes para meninas sem acesso aos itens de higiene. Assinada pela Integer\OutPromo, a campanha convida meninas e mulheres a abraçarem a causa, dando sua voz para ajudar a aumentar a conscientização sobre o problema. Além disso, por meio da campanha compre e doe, que vai até o dia 30 de maio, ao comprar um pacote Always, as mulheres também estão doando absorvente para quem não tem acesso.

A doação será destinada para as instituições Cruz Vermelha, com distribuição no sudeste e nordeste, Fluxo sem Tabu, projeto sem fins lucrativos que luta pela democratização do conhecimento sobre menstruação e pelo acesso a higiene íntima, e para Mulheres Pela Justiça, grupo de profissionais do judiciário que fazem atendimento e acolhimento à mulheres em situação de violência.

Para ajudar na conscientização e reunir ainda mais apoio ao projeto, Always lança um manifesto com a participação das embaixadoras Sabrina Sato, Thelma Assis, Gleici Damasceno e Maíra Azevedo trazendo dados sobre a temática. A marca também convidou a fotógrafa Maria Ribeiro para retratar em fotos um pouco da realidade das meninas que sofrem com a pobreza menstrual.

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