Indonésia quer taxar criptomoedas

A ideia base das criptomoedas é justamente afastar o Estado das movimentações financeiras das pessoas. Porém, na Indonésia, isso não está sendo tão bem visto. Segundo a Reuters, o governo indonésio quer taxar os lucros de transações feitas por criptomoedas em todo seu território. A ideia surge justamente em um momento em que as criptomoedas se popularizam cada vez mais no mundo, em especial na Indonésia.

Vale lembrar que, recentemente, a Indonésia proibiu criptomoedas como o Bitcoin de serem usadas como forma de pagamento, mas ainda permite que elas sejam vendidas ou trocadas como commodity. “É importante saber que se há qualquer lucro ou ganho de capital gerado por uma transação, esse lucro é alvo de taxas”, afirmou Neilmaldrin Noor, porta-voz do órgão governamental responsável pelas taxações no país.

Noor ainda diz que a ideia está nos estágios iniciais de discussão, o que indica que, caso as criptomoedas realmente sejam taxadas na Indonésia, ainda deve demorar. O país, vale lembrar, é o mais populoso do sudeste asiático e o quarto mais populoso do mundo, com 275 milhões de habitantes. No país, o meio mais popular para administrar criptomoedas é o Indodax, uma plataforma de negociação. Em abril, o Indodax informou que em apenas três meses, sua plataforma foi de 2,3 para 3 milhões de usuários, ilustrando a sua popularização na Indonésia e no mundo.

Por ora, as criptomoedas ainda são usadas em transações pequenas, mas a alta adesão pelo mundo tem feito com que as empresas vejam com outros olhos e considerem até mesmo uma oportunidade de negócios. A Mastercard, por exemplo, passou a aceitar pagamentos com criptomoedas recentemente. Em abril, a empresa chegou até mesmo a lançar, em parceria com a Gemini, o primeiro cartão de crédito que dá recompensas em criptomoedas.

Share
Publicador por
Matheus Fiore @matheusfiore

Recent Posts

  • Criatividade
  • Cultura

NotCo lança alternativa vegetal para “Sopa de Tartaruga” em nova campanha

Em uma colaboração pioneira, a NotCo uniu-se ao chef Diego Oka para lançar a "NotTurtle Soup", uma alternativa vegetal para…

15 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade
  • Cultura

“DNA do Rock”: Billboard Brasil lança ferramenta para revelar influência de Sister Rosetta Tharpe na música

A Billboard Brasil lançou um aplicativo que explora as raízes musicais através de um "exame de DNA sonoro". O app…

20 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

“Meteli o Gole”: Pepsi revive entrevista de Vini Jr. em campanha para UEFA Champions League

Em nova campanha da Pepsi Black, o famoso "Meteli o Goli" de Vinicius Jr., que se tornou meme após uma…

21 horas Atrás
  • Criatividade
  • Tech

Adobe Premiere Pro promete revolucionar a edição de vídeo com Inteligência Artificial integrada

Adobe anunciou uma atualização para o Premiere Pro, introduzindo ferramentas de IA que prometem transformar a edição de vídeo. As…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário aborda desafios da maternidade na adolescência em campanha para o Dia das Mães

O Boticário acaba de lançar "Tormenta", um curta-metragem para o Dia das Mães que explora os desafios e estigmas enfrentados…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Heinz e Mattel criam molho ‘Barbiecue’ rosa em edição limitada

Celebrando os 65 anos da Barbie e o sucesso do recente filme, Heinz e Mattel lançam o molho 'Barbiecue'. Logicamente,…

3 dias Atrás