Instagram e Facebook liberam maior controle dos usuários na visualização de curtidas
Imagem: Divulgação/Instagram

Instagram e Facebook liberam maior controle dos usuários na visualização de curtidas

O impacto da contagem de curtidas no Instagram vinha sendo testado desde julho de 2019, e o feedback recebido do público foi dividido

por Soraia Alves

Como anunciado no mês passado, a partir de hoje, 26/05, todas as pessoas podem optar por ver e permitir, ou não, a contagem de curtidas no Instagram e no Facebook. “É muito importante para nós do Instagram que as pessoas se sintam bem com o tempo que passam em nossos aplicativos, e essa atualização é uma maneira de dar às pessoas ainda mais controle sobre sua experiência nas plataformas”, diz o comunicado da empresa. 

O impacto da contagem de curtidas no Instagram vinha sendo testado desde julho de 2019, e o feedback recebido pela plataforma foi dividido: enquanto algumas pessoas acharam positivo ter a contagem de curtidas ocultada, outras gostariam de seguir vendo os números para que pudessem identificar tendências e os conteúdos mais populares no Instagram.

Agora, todos os usuários terão a opção de escolher entre não visualizar o número de curtidas em publicações de outras pessoas, desativar a contagem para suas próprias publicações ou manter a experiência original, exibindo o número total de curtidas em ambos os casos. 

Essa nova opção se soma a outras ferramentas lançadas recentemente que buscam dar às pessoas mais poder sobre a sua experiência no Instagram, como o gerenciamento de tempo gasto, o recurso Restringir, a ferramenta Silenciar e uma nova maneira de filtrar solicitações de mensagens abusivas no Direct. A atualização também faz parte de uma série de recursos semelhantes disponíveis no Facebook, como as ferramentas do Feed, onde o usuário pode selecionar quem pode comentar em suas publicações, escolhendo ver o conteúdo de amigos próximos e Páginas.

“Temos trabalhado em estreita colaboração com especialistas independentes para melhor entender como empoderar as pessoas, construir autoconsciência e moldar uma experiência mais positiva no Instagram. Como parte desses esforços, no Brasil criamos o #DigitalSemPressão, um movimento em parceria com a SaferNet e a Jed Foundation para orientar pais e adolescentes no uso das redes sociais de forma positiva e equilibrada”, informa o Instagram.

Todos os detalhes dessa atualização estão no blog do Instagram.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link