Campanha "Meu Melhor Defeito" questiona agências e marcas em favor do aumento de empregados LGBTI+ • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Campanha “Meu Melhor Defeito” questiona agências e marcas em favor do aumento de empregados LGBTI+

Com vídeo estrelado por All Ice, ação busca alertar pra ausência de funcionários LGBTI+ e de metas que busquem reverter o cenário nas agências

por Pedro Strazza

Depois de uma primeira versão em 2018 focada em incentivar os jovens talentos a proporcionar mudanças no mercado, a campanha “Meu Melhor Defeito” retorna em 2021 disposta a colocar em pauta a empregabilidade do público LGBTI+. A ação do coletivo Papel & Caneta foi iniciada na última terça (9) com um filme que busca incentivar a contratação de criativos da comunidade pelo questionamento da posição de marcas e agências perante o caso da PL 504.

O projeto de lei no caso atingiu a mídia no fim de abril, quando voltou a ser debatido na câmara dos deputados mesmo com seu intuito discriminatório de proibir propagandas infantis com pessoas LGBTQIA+. Enquanto a proposta acabou sendo reavaliada e alterada de forma a limar o caráter discriminatório, o Papel & Caneta percebe que a situação expôs três problemas da indústria publicitária: a ausência de funcionários LGBTI+ nas agências, de dados atualizados na área e de práticas e metas que busquem reverter o cenário a favor de maior diversidade de vozes.

O panorama maior segue sem grandes mudanças, enquanto isso. Uma pesquisa da Coqual publicada em 2016 aponta que 33% das empresas brasileiras não contratariam uma pessoa LGBTI+ para cargos de liderança. Para a co-criadora da campanha Gabriela Rodrigues, esta informação é problemática em essência: “O que precisamos é que as agências aceitem o lugar de desconforto, abram dados e estruturem metas de empregabilidade para que deixem de ser parte do problema – ou que continuem sendo parte da solução” escreve a criativa, que atua também como líder de estratégia e cultura da SOKO.

Para chamar atenção sobre o tema, a nova fase de “Meu Melhor Defeito” tem como porta-voz o cantor e MC All Ice, que protagoniza um vídeo de dois minutos no IGTV levantando o contexto e os pontos de debate citados acima. O projeto também conta com uma série de publicações para o Instagram, que podem ser visualizados aqui.

De acordo com o coletivo, esta segunda versão da campanha foi concebida de forma independente e colaborativa ao longo de duas semanas, com profissionais de diferentes agências participando do projeto. “Por mais que a movimentação das agências contra o PL504 tenha sido super importante e necessária, não dá para aceitar que tudo acabe em um post no Instagram ou Linkedin.” escreve o idealizador do Papel & Caneta André Chaves na divulgação; “Isso só cria uma ilusão de que tudo está mudando”.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro