Cannes Lions 2021: Epic Games fatura GP de Craft com show de Travis Scott no "Fortnite"
Imagem: Divulgação

Cannes Lions 2021: Epic Games fatura GP de Craft com show de Travis Scott no “Fortnite”

Dove e Libresse completam trio de contemplados na categoria, enquanto Brasil sai com mais dois leões

por Pedro Strazza

A Epic Games foi um dos três escolhidos como vencedores do Grand Prix de Craft no Cannes Lions 2021. Anunciado nesta quarta (23), o prêmio máximo de Digital Craft foi concedido à companhia pelo show de Travis Scott no “Fortnite”, realizado em abril do ano passado e responsável não apenas por introduzir uma área de entretenimento ao jogo como por popularizar a categoria de espetáculos virtuais na indústria dos games.

O evento, batizado de “Astronomical”, foi gigantesco dentro e fora do ecossistema do game. Nada menos que 27 milhões de jogadores estiveram presentes na performance do cantor na plataforma, que durou 5 dias em apresentações de 15 minutos – e só no primeiro dia foram mais de 12,3 milhões de usuários simultâneos na ilha recreativa do jogo, um número que bateu com tranquilidade o recorde de público da Steam.

Além da Epic, o júri de Craft deste ano voltou a coroar duas campanhas que já levaram GPs no Cannes Lions deste ano. A primeira delas é a “Courage Is Beautiful”, criada pelas agências da Ogilvy em Toronto e Londres para a Dove e que já havia triunfado na categoria de Print and Publishing no começo da semana. A campanha recebeu o GP de Industry Craft por destacar o trabalho dos trabalhadores de saúde durante a pandemia a partir do retrato dos mesmos, machucados pelos aparatos usados para evitar o contágio – tudo acompanhado do nome da ação, “A coragem é bonita”.

Já o GP de Film Craft foi para o “Womb Stories” da Libresse, que venceu também o de Health and Wellness na última segunda (21) ao retratar com diversos estilos de animação os desafios do útero durante diferentes fases da vida da mulher. O prêmio da vez, porém, é específico ao comercial, dirigido por Nisha Ganatra e concebido pela AMV BBDO.

O Brasil venceu dois leões na categoria. Enquanto a campanha “Cidade Inerte” da Wunderman Thompson Brasil recebeu um bronze em Film Craft ao tratar do tema da mobilidade urbana, a “Código de Consciência” da AKQA São Paulo ganhou seu segundo leão de prata na área de Digital Craft, depois de já receber um troféu em Creative Data na última terça (22).

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