fbpx

“Mal chegou e já foi embora”: Jeff Bezos faz viagem de 10 minutos para o espaço

Experiência a bordo da nave New Shepard foi resumida pelo CEO como "o melhor dia de todos"

por Soraia Alves

Jeff Bezos já foi e já voltou do espaço. O CEO da Amazon (e homem mais rico do mundo) realizou nesta manhã de terça-feira, 20/07, sua tão aguardada viagem a bordo da nave New Shepard, desenvolvida pela Blue Origin, empresa que também é de propriedade do empresário. Além de Bezos, o voo tripulado contou com outros três passageiros: Mark Bezos, irmão do CEO; Wally Funk, pioneira da aviação e uma das primeiras mulheres treinadas pela NASA; e Oliver Daemen, jovem holandês que foi o único pagante da trip e desembolsou aproximadamente US$ 2,8 milhões para viver a experiência.

Divulgação/Blue Origin

Como anunciado anteriormente, a New Shepard ultrapassou a chamada Linha de Karman, limite que fica a uma altitude de 100km acima do nível do mar e é usado para delimitar a divisão entre a atmosfera terrestre e o espaço. O voo saiu de um deserto do Texas às 10h12 (horário de Brasília), e voltou em segurança para a mesma região do deserto dez minutos depois, pousando às 10h22. E assim os tripulantes puderam ver a curvatura da Terra na borda da atmosfera.

Antes do voo desta terça, a Blue Origin havia realizado 15 lançamentos da New Shepard como teste e sem ninguém a bordo. A nave é autônoma e foi projetada especialmente para realizar voos curtos e suborbitais, e tem a capacidade de transportar pessoas e objetos.

Divulgação/Blue Origin

A viagem da Blue Origin quebrou alguns recordes, entre eles o de pessoa mais velha a estar no espaço (Funk, 82 anos) e a pessoa mais jovem também (Daemen, 18 anos). Além disso, a New Shepard superou em quase 20km o voo realizado por Richard Branson, realizada no último dia 11/07, a bordo da VSS Unity, da Virgin Galactic.

Enquanto retornava para a Terra, Jeff Bezos afirmou que a tripulação toda estava muito feliz com a experiência. “O melhor dia de todos. Foi incrível”, foi como Bezos resumiu sua ida ao espaço.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link