A Coca-Cola vem testando alguns protótipos de garrafa como esforço para viabilizar materiais alternativos de embalagem. No início do ano, a experiência foi feita com papel; agora, a marca voltou a usar plástico, porém, em uma versão sustentável dele.
O objetivo é eliminar a necessidade de petróleo de todas as garrafas plásticas produzidas comercialmente. Ou seja, a ideia da Coca é disponibilizar a tecnologia para outras empresas do setor, incluindo marcas rivais de bebidas.
Ao Design Taxi, Dana Breed, diretora de P&D de Embalagem e Sustentabilidade, explicou que a expectativa é desenvolver soluções sustentáveis para toda a indústria. “Queremos que outras empresas se juntem a nós e sigam em frente, coletivamente. Não vemos o conteúdo renovável ou reciclado como áreas em que queremos vantagem competitiva”, afirmou.
As garrafas convencionais usam PET, que é à base de óleo virgem. Já as novas são totalmente vegetais, sem tampa e rótulo, e não requer combustível. Para chegar ao protótipo, foram utilizadas duas tecnologias. A primeira usa o paraxileno (bPX), material à base de açúcar de milho, que depois é convertido em ácido tereftálico (bPTA). A segunda é a conversão da biomassa usada em monoetilenoglicol vegetal (bMEG), diminuindo processos intermediários e emissões de gases.
Em entrevista ao site Packanging Europe, Ben Jordan, diretor sênior de política ambiental na Coca, disse que o resultado final é idêntico ao PET convencional. Além disso, Jordan reforçou que a marca deseja eliminar totalmente o uso de PET virgem à base de óleo das garrafas de plástico até 2030 e usar apenas materiais reciclados ou renováveis.
A Microsoft revelou o modelo de inteligência artificial VASA-1, capaz de criar vídeos hiper-realistas a partir de uma única foto…
O B9 tem o prazer de apresentar um retorno empolgante da seção de comentários, agora potencializada pela plataforma Hyvor Talk.…
A C&A, em parceria com a VML, lançou uma campanha de out-of-home que exibe, em tempo real, as principais buscas…
Meta anunciou hoje (18) seu novo modelo de AI, o Llama 3, considerado o mais poderoso já feito não só…
No primeiro trimestre de 2024, a Netflix adicionou 9,33 milhões de novos assinantes, superando as expectativas e quase dobrando a…
Cannes Lions em 2024 promete mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes, revelados hoje pela organização…