Instagram segue os passos do TikTok e lança assinatura sonora para Reels

O Instagram revelou uma nova identidade sonora para o Reels, introduzindo um som distinto que será reproduzido no final de cada vídeo baixado. É um recurso de branding que ajudou muito na popularização do TikTok, aliás, marcando tudo o que saia do app para outras rede sociais.

Criado pela equipe de áudio criativo da Meta, o som foi desenvolvido para se ajustar a diferentes climas e emoções — de momentos mais sérios a situações descontraídas.

Reflexo da criatividade cotidiana: Siera Sinclair, Sound Designer na Meta, explicou que a equipe buscou intencionalmente um som que fosse “pontuado, mas imperfeito”, uma metáfora para a criatividade do dia a dia no Instagram, onde nem tudo precisa ser impecável para ser compartilhado.

Desenvolvimento colaborativo: A nova identidade sonora foi o resultado de uma série de workshops colaborativos entre as equipes de áudio e branding do Instagram. A marca já indicou que novos sons serão revelados à medida que a estratégia de branding sonoro se expande.

O lançamento desse “toque criativo” faz parte da crescente aposta do Instagram em construir uma presença de marca não apenas visual, mas também auditiva, repetindo a experiência que ajudou a viralizar o TikTok. Porém, pelas reações iniciais, parece não ter agradado tanto. Muitos usuários afirmaram que o som lembra uma alerta de erro.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Criatividade

Luminárias que só acendem quando a família está reunida celebram 25 anos da Fundação Ronald McDonald

Uma família de luminárias que só acende quando está reunida. Essa é a aposta criativa da TBWA/BBDO de Lisboa para…

4 horas Atrás
  • Negócios

Rimowa transforma malas usadas e amassadas em objetos de desejo

Enquanto a maioria das marcas de luxo se esforça para vender apenas produtos em perfeito estado, a Rimowa está seguindo…

4 horas Atrás
  • Criatividade
  • Negócios

IA substitui fotografia tradicional e corta custos de produção da Unilever em 50%

A Unilever, eleita "Creative Marketer of the Year" em Cannes Lions 2024, está adotando uma solução tecnológica para reduzir custos…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Viver o presente é urgente

É sempre impactante chegar em Austin.  A luz é perfeita, o clima da cidade maravilhoso, todos te recebem bem e…

4 dias Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: Apple é eleita ‘Creative Marketer of the Year’ pela segunda vez

A Apple foi anunciada como "Creative Marketer of the Year" pelo Cannes Lions 2025. A premiação, entregue anualmente desde 1992,…

4 dias Atrás
  • Criatividade

Com “Go Wild”, Puma redefine sua identidade global e aposta na euforia da corrida

Um dia após revelar um comercial experimental produzido inteiramente por agentes de IA, a marca alemã lançou nesta quinta-feira (20)…

4 dias Atrás