A Adobe anunciou uma nova plataforma web que pretende oferecer aos artistas digitais uma forma de proteger suas criações e garantir atribuição de crédito. A Adobe Content Authenticity, que será lançada gratuitamente em 2025, permitirá que criadores de imagens, vídeos e áudios apliquem suas credenciais de autoria a diversas mídias, protegendo-as de uso não autorizado e, especialmente, de serem utilizadas para treinar modelos de Inteligência Artificial (IA).
↳ Proteção em massa e transparência: A plataforma oferece uma solução simplificada para criadores que desejam evitar o uso de suas obras em IA generativa. Em vez de submeter manualmente seus trabalhos a várias plataformas, os artistas poderão, com um só clique, optar por não permitir o uso de suas criações em modelos de IA, como o Adobe Firefly. Embora atualmente poucos provedores de IA, como o Spawning, ofereçam suporte a essa função, a Adobe afirma estar trabalhando para expandir a adoção da ferramenta.
↳ Credenciais para garantir a autoria: Além de proteger suas obras de IA, os artistas poderão incluir dados como nome, site e redes sociais nas credenciais do conteúdo, que são integradas diretamente aos arquivos. Isso facilita o reconhecimento da autoria e garante que, mesmo que o conteúdo seja modificado ou capturado em screenshots, as informações possam ser recuperadas.
↳ Um passo em direção à confiança digital: A nova ferramenta faz parte da iniciativa de autenticidade de conteúdo da Adobe, já adotada por mais de 3.700 empresas e organizações, e busca resolver um dos maiores desafios da era digital: a atribuição correta de autoria e a proteção contra o uso indevido, principalmente com o avanço das deepfakes e da IA generativa.
Embora a iniciativa seja um grande avanço para proteger criadores e suas obras, sua eficácia depende da adesão da indústria como um todo. Com muitas plataformas ainda sem suporte ao sistema, a adoção em larga escala será essencial para que a Adobe consiga consolidar essa camada extra de proteção.
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