Uber lança opção para passageiras escolherem motoristas mulheres em Paris

Entre polêmicas e elogios, Uber lança opção que permite usuárias escolherem apenas motoristas mulheres em Paris. Iniciativa chega para tentar resolver uma dor antiga do serviço, mas esbarra em um problema estrutural do setor.

Por que importa: A nova funcionalidade “Uber by Women” toca em questões sensíveis sobre segurança e representatividade feminina no setor de transportes por aplicativo, mas também levanta debates sobre segregação por gênero nos serviços.

The big picture: Apenas 3% dos motoristas Uber na França são mulheres – cerca de 1.500 condutoras. Este número limitado já indica o principal desafio da iniciativa: tempos de espera potencialmente mais longos devido à baixa oferta.

Como funciona:

  • Opção disponível apenas para usuárias mulheres
  • Sem custo adicional na tarifa
  • Motoristas podem recusar corridas solicitadas por homens sem penalidade
  • Se não houver motoristas mulheres disponíveis, opção some temporariamente do app

Números que importam:

  • Comissão cobrada das motoristas cai de 25% para 15% até fevereiro/2025
  • Meta é aumentar representatividade feminina na plataforma
  • Serviço já foi testado com sucesso na Polônia e República Tcheca

Polêmicas: A iniciativa já gera debates nas redes sociais, com alguns questionando se a segregação por gênero é a melhor solução: “E se as motoristas mulheres também puderem escolher apenas passageiras?”, questiona um usuário.

O que observar: Como a baixa quantidade de motoristas mulheres afetará o serviço na prática e se a redução nas comissões será suficiente para atrair mais condutoras para a plataforma.

Extra: Junto com o “Uber by Women”, a empresa também lançou o “UberPet” para viagens com animais de estimação – embora usuários já cobrem maior fiscalização contra motoristas que recusam cães-guia.

Share
Publicador por
Carlos Merigo @cmerigo

Recent Posts

  • Negócios

Economia do Escapismo: brasileiros são os que mais querem “fugir da própria mente”, revela estudo global da McCann

A necessidade de escapar da realidade nunca foi tão lucrativa: um novo estudo global da McCann Worldgroup revela que a…

5 horas Atrás
  • Criatividade

“Sed de Brahma”: até onde você iria pela promessa de uma festa com cerveja liberada?

A Brahma transformou aquela sede de cerveja em algo maior: em nova campanha criada pela Draftline, a marca brinca com…

7 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Vivo apresenta nova identidade sonora em parceria com Alok

Em parceria com Alok e a Soundthinkers, A Vivo criou uma nova marca sonora que mistura natureza e tecnologia para…

8 horas Atrás
  • Tech

SXSW 2025: em momento decisivo para redes sociais, festival confirma participação da CEO do Bluesky

Em um momento de transformação para as redes sociais, o SXSW 2025 anuncia Jay Graber, CEO do Bluesky, como uma…

1 dia Atrás
  • Meta

Braincast: os 10 episódios que bombaram em 2024

Enquanto nos preparamos para o início da temporada 2025 do Braincast na próxima semana, convidamos você a revisitar os 10…

2 dias Atrás
  • Tech

Edits: Meta aproveita ban temporário do TikTok e lança clone do CapCut

A Meta não perdeu tempo: com o CapCut fora do ar devido ao banimento do TikTok nos EUA, a empresa…

2 dias Atrás