“Baby Shark” vira “Bye Bye Shark” em campanha contra consumo de tubarão

A Sea Shepherd Brasil lança animação e ação judicial para mostrar que aquele “peixinho” empanado pode estar matando espécies ameaçadas e prejudicando sua saúde. Com campanha criada pela VML Brasil, que parodia o hit infantil “Baby Shark”, a ONG pede apoio do público para assinar uma petição de suporte à ação judicial.

POR QUE IMPORTA: O Brasil é o maior consumidor mundial de carne de tubarão, frequentemente vendida como “cação” sem que as pessoas saibam o que estão realmente comendo.

RAIO-X DO PROBLEMA

  • 40.000 toneladas de tubarões e raias são consumidas anualmente no Brasil
  • 83% das espécies comercializadas aqui estão ameaçadas de extinção
  • Preços baixos mascaram uma conexão com o mercado ilegal de barbatanas na Ásia

Um estudo da Fiocruz encontrou níveis perigosos de:

  • Mercúrio
  • Arsênio
  • Chumbo
  • Cádmio

⚠️ São metais especialmente perigosos para crianças e gestantes.

NA PRÁTICA: A Sea Shepherd descobriu pelo Portal da Transparência que o governo compra “cação” para escolas e hospitais públicos sem especificar as espécies – que podem estar ameaçadas.

PRÓXIMOS PASSOS: A ONG entrou com uma Ação Civil Pública pedindo:

  • Fim das compras públicas de carne de tubarão/raia
  • Rotulagem correta em todo comércio, identificando a espécie
  • Alertas sobre riscos à saúde nas embalagens
Share
Publicador por
Carlos Merigo @cmerigo

Recent Posts

  • Negócios

Economia do Escapismo: brasileiros são os que mais querem “fugir da própria mente”, revela estudo global da McCann

A necessidade de escapar da realidade nunca foi tão lucrativa: um novo estudo global da McCann Worldgroup revela que a…

14 horas Atrás
  • Criatividade

“Sed de Brahma”: até onde você iria pela promessa de uma festa com cerveja liberada?

A Brahma transformou aquela sede de cerveja em algo maior: em nova campanha criada pela Draftline, a marca brinca com…

15 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Vivo apresenta nova identidade sonora em parceria com Alok

Em parceria com Alok e a Soundthinkers, A Vivo criou uma nova marca sonora que mistura natureza e tecnologia para…

16 horas Atrás
  • Tech

SXSW 2025: em momento decisivo para redes sociais, festival confirma participação da CEO do Bluesky

Em um momento de transformação para as redes sociais, o SXSW 2025 anuncia Jay Graber, CEO do Bluesky, como uma…

2 dias Atrás
  • Meta

Braincast: os 10 episódios que bombaram em 2024

Enquanto nos preparamos para o início da temporada 2025 do Braincast na próxima semana, convidamos você a revisitar os 10…

2 dias Atrás
  • Tech

Edits: Meta aproveita ban temporário do TikTok e lança clone do CapCut

A Meta não perdeu tempo: com o CapCut fora do ar devido ao banimento do TikTok nos EUA, a empresa…

3 dias Atrás