Coral lança projeto que traduz cores em experiências sensoriais para pessoas cegas

No mês em que se celebra o Sistema Braille, a Coral apresenta uma iniciativa que busca democratizar o acesso às cores para pessoas cegas e com baixa visão. O projeto “Cores que Tocam”, desenvolvido pela VML Brasil com consultoria técnica da Fundação Dorina Nowill para Cegos, traduz 70 cores do portfólio da marca em experiências sensoriais.

A escolha do número de cores não é aleatória – representa os 70 anos que a marca completa no Brasil.

Uma nova linguagem para as cores

O desenvolvimento dos “Cromopoemas” – textos que traduzem as cores em sensações, histórias e emoções – parte de estudos da neurociência que mostram que cores também se manifestam no cérebro de pessoas cegas através de memórias e associações emocionais.

Por exemplo, a cor “Laranja Cítrico” é descrita como “aquela vontade de morder uma fruta fresca no recreio. Deixar o suco escorrer pelo queixo e passar o dia com o perfume dela nas mãos”. Essas descrições poéticas são gravadas em áudio e também disponibilizadas em Braille.

Cada cor é apresentada em um leque especial, com cartelas pretas contendo o texto em Braille na frente e o nome da cor em fonte ampliada no verso para pessoas com baixa visão. Até o logotipo do projeto reflete a preocupação com acessibilidade, simulando a pressão de uma mão tocando e lendo em Braille.

Experiência multissensorial

O projeto vai além do tato. Em parceria com a produtora Vox Haus, cada Cromopoema foi transformado em narrativa sonora e disponibilizado no canal do YouTube da Coral. A direção de som foi pensada respeitando a ultrassensibilidade auditiva da comunidade de pessoas cegas.

Um detalhe técnico importante foi permitir que os áudios pudessem ser ouvidos em velocidade 2x sem perda de qualidade – uma conveniência para quem interage com o mundo principalmente através do som.

“Acreditamos que a inclusão acontece quando as diferenças são respeitadas e valorizadas. Projetos como o ‘Cores que Tocam’ representam um avanço significativo nesse caminho”, afirma Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Da ciência à poesia

Para criar os Cromopoemas, a equipe da VML Brasil partiu dos códigos técnicos de cores (RGB, CMYK e HEX) e os transformou em textos que evocam memórias e sensações.

“Nosso desafio foi criar uma experiência que transcendesse a visão, unindo acessibilidade à beleza da expressão poética,” explica Gabriel Sotero, diretor executivo de criação da VML Brasil.

Juliana Zaponi, gerente de Comunicação e Cores LATAM da AkzoNobel, ressalta que o projeto reafirma o compromisso da marca em fazer com que “mais pessoas possam sentir e escolher cores de uma forma inovadora, indo além da visão e explorando novas formas de conexão sensorial”.

Os 70 Cromopoemas podem ser acessados através do canal do YouTube da Coral, onde estão disponíveis em formato de áudio para o público em geral.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Negócios

Uber e iFood anunciam parceria para integrar serviços nos apps um do outro

Uber e iFood anunciaram nesta terça-feira (14) uma parceria estratégica que permitirá a integração de serviços entre os dois aplicativos.…

3 horas Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix desafia concorrentes no seu Upfront 2025: “Um dólar gasto aqui vale mais que em qualquer outro lugar”

A Netflix realizou seu terceiro Upfront anual nesta quarta-feira no Perelman Performing Arts Center, em Nova York, apresentando um crescimento…

3 horas Atrás
  • Criatividade

Airbnb muda estratégia e posiciona marca contra turismo padronizado em nova campanha global

O Airbnb apresentou uma grande reformulação de sua plataforma durante o evento Summer Release 2025, realizado em Los Angeles na…

6 horas Atrás
  • Cultura

Trailer do novo Superman revela dilema geopolítico do Homem de Aço

A DC Studios acaba de divulgar um novo trailer de Superman, o filme dirigido por James Gunn que marca o…

7 horas Atrás
  • Inventário

Os melhores fones de ouvido em 2025 para criativos em busca de foco

Profissionais de criatividade em geral sabem que um bom fone de ouvido pode ser o aliado perfeito para manter o…

9 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

“Mais Força, Menos Amargor”: Spaten lança filme com Jeffrey Dean Morgan e Rodrigo Lombardi

A Spaten acaba de lançar sua nova campanha "Mais Força, Menos Amargor", estrelado pelo ator americano Jeffrey Dean Morgan e…

1 dia Atrás