O Google está implementando discretamente uma atualização em seu icônico logo “G”, trocando os tradicionais blocos de cores sólidas por um design com gradientes que se misturam sutilmente. A mudança, identificada pelo 9to5Google inicialmente nos aplicativos para iOS e Android, mantém as cores vermelha, amarela, verde e azul e o formato do “G”, mas com transições mais suaves entre os tons.
Por que importa: Esta é a primeira atualização significativa no ícone da empresa desde 2015, quando o Google abandonou o “g” minúsculo branco sobre fundo azul e adotou o atual “G” maiúsculo colorido.
A implementação da mudança está ocorrendo gradualmente. Até o momento, o novo gradiente foi observado somente no aplicativo Google Search para iOS e no app Google para Android (versão beta 16.18), enquanto outros produtos da empresa, como o favicon do Google Search na web e outros aplicativos, ainda mantêm o design anterior com blocos sólidos.
A mudança alinha o ícone “G” com outros produtos do ecossistema Google que já utilizam gradientes, como o Gemini (assistente de IA da empresa) e a nova interface do YouTube, que passou a usar um degradê vermelho-magenta.
O uso de gradientes representa uma evolução do “flat design” (design plano) que o própria Google ajudou a popularizar em 2013, quando abandonou os elementos tridimensionais em favor de designs mais simples e sem serifa – movimento que influenciou toda a indústria tech.
O Google ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre a mudança, diferentemente de 2015, quando sua última grande reformulação de identidade visual foi acompanhada por uma extensa campanha explicando todos os detalhes da nova marca.
Ainda não está claro se outros aplicativos do Google, como Gmail ou Maps, também adotarão a estética de gradiente. A empresa também ainda não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre se esta será uma tendência de design mais ampla em seu ecossistema de produtos em 2025.
Marie Julie Gerbauld acaba de ser promovida a Chief Creative Officer da DAVID. A executiva, que estava como ECD desde…
Faz tempo que o TikTok decidiu que não quer mais ser apenas o app onde você perde horas assistindo dancinhas.…
Cannes Lions 2025 revelou o shortlist de Glass: The Lion for Change. A categoria busca “celebrar a criatividade que muda a cultura”. Um…
O Pão de Açúcar decidiu que nada diz "eu te amo" como um chuchu embalado para presente. A rede criou…
A prefeitura de uma cidade do interior do Pará talvez tenha criado o debate do ano sobre IA na publicidade.…
"Todo mundo diz 'não falo de dinheiro'. Não é falta de educação falar de dinheiro. Aí a gente foi lá…