Google substitui blocos sólidos por gradientes no ícone “G”

O Google está implementando discretamente uma atualização em seu icônico logo “G”, trocando os tradicionais blocos de cores sólidas por um design com gradientes que se misturam sutilmente. A mudança, identificada pelo 9to5Google inicialmente nos aplicativos para iOS e Android, mantém as cores vermelha, amarela, verde e azul e o formato do “G”, mas com transições mais suaves entre os tons.

Por que importa: Esta é a primeira atualização significativa no ícone da empresa desde 2015, quando o Google abandonou o “g” minúsculo branco sobre fundo azul e adotou o atual “G” maiúsculo colorido.

A implementação da mudança está ocorrendo gradualmente. Até o momento, o novo gradiente foi observado somente no aplicativo Google Search para iOS e no app Google para Android (versão beta 16.18), enquanto outros produtos da empresa, como o favicon do Google Search na web e outros aplicativos, ainda mantêm o design anterior com blocos sólidos.

Tendência em gradientes

A mudança alinha o ícone “G” com outros produtos do ecossistema Google que já utilizam gradientes, como o Gemini (assistente de IA da empresa) e a nova interface do YouTube, que passou a usar um degradê vermelho-magenta.

O uso de gradientes representa uma evolução do “flat design” (design plano) que o própria Google ajudou a popularizar em 2013, quando abandonou os elementos tridimensionais em favor de designs mais simples e sem serifa – movimento que influenciou toda a indústria tech.

Implementação silenciosa

O Google ainda não fez nenhum anúncio oficial sobre a mudança, diferentemente de 2015, quando sua última grande reformulação de identidade visual foi acompanhada por uma extensa campanha explicando todos os detalhes da nova marca.

Ainda não está claro se outros aplicativos do Google, como Gmail ou Maps, também adotarão a estética de gradiente. A empresa também ainda não respondeu aos pedidos de esclarecimento sobre se esta será uma tendência de design mais ampla em seu ecossistema de produtos em 2025.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Porta Giratória

Marie Julie Gerbauld assume comando criativo da DAVID após conquistar Unilever e Heinz

Marie Julie Gerbauld acaba de ser promovida a Chief Creative Officer da DAVID. A executiva, que estava como ECD desde…

7 horas Atrás
  • Negócios
  • Social Media

TikTok lança arsenal de IA e ferramentas de busca para transformar entretenimento em vendas no Brasil

Faz tempo que o TikTok decidiu que não quer mais ser apenas o app onde você perde horas assistindo dancinhas.…

8 horas Atrás
  • Criatividade

Cannes Lions 2025: shortlist de Glass, categoria contra desigualdade e violência de gênero, apresenta 28 cases; 4 do Brasil

Cannes Lions 2025 revelou o shortlist de Glass: The Lion for Change. A categoria busca “celebrar a criatividade que muda a cultura”. Um…

9 horas Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Pão de Açúcar transforma chuchu em presente romântico para o Dia dos Namorados

O Pão de Açúcar decidiu que nada diz "eu te amo" como um chuchu embalado para presente. A rede criou…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O caso Ulianópolis, PA: prefeitura usa IA do Google para divulgar festa junina e vira estudo de caso sobre futuro da publicidade

A prefeitura de uma cidade do interior do Pará talvez tenha criado o debate do ano sobre IA na publicidade.…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

Tá Feito: Fernanda Torres vira apresentadora de talk show financeiro do Itaú

"Todo mundo diz 'não falo de dinheiro'. Não é falta de educação falar de dinheiro. Aí a gente foi lá…

2 dias Atrás