Pluribus: Vince Gilligan cria sci-fi onde único problema é que todo mundo está feliz demais

Vince Gilligan (criador de Breaking Bad e Better Call Saul) lançou primeiro trailer de Pluribus, série sci-fi que estreia 7 de novembro na Apple TV+. O show marca retorno do showrunner ao gênero que dominou antes de Walter White: ficção científica (ele foi força criativa importante em Arquivo X e criou spinoff The Lone Gunmen). A premissa é perturbadora: mundo onde todos estão felizes, exceto Carol (Rhea Seehorn), “pessoa mais miserável da Terra” que “precisa salvar mundo da felicidade”.

Por que importa: É aposta da Apple TV+ em criador com histórico comprovado em construir narrativas complexas de longo prazo. Gilligan transformou professor de química em rei do crime ao longo de cinco temporadas e depois fez prequel igualmente aclamada. Agora, tenta criar universo sci-fi distópico onde felicidade universal é ameaça, não utopia. Conceito é suficientemente intrigante e contra-intuitivo para gerar curiosidade imediata.

Apple comprou duas temporadas antes de um único frame ser filmado, demonstrando confiança total em Gilligan

O teaser mostra Carol aparentemente sendo atendida por resto da população mundial, todos “infectados com praga da felicidade”. Não está claro por que Carol não foi impactada pelo que mudou o mundo, mas todos parecem determinados a consertá-la para que possa “se juntar” a eles. Carol, naturalmente, está confusa e chateada. É atmosfera perturbadora que série promete equilibrar com humor negro, marca registrada de Gilligan.

A escolha de Rhea Seehorn como protagonista faz sentido estratégico e criativo. Ela nunca ganhou Emmy apesar de trabalho aclamado em Better Call Saul (uma das injustiças mais comentadas da história recente do prêmio), e Gilligan claramente confia em suas capacidades dramáticas para carregar série inteira. É primeira vez que ela protagoniza show próprio após anos como coadjuvante memorável.

A Apple demonstrou confiança extraordinária no projeto: garantiu duas temporadas antes de um frame ser filmado. É voto de confiança raro reservado para criadores estabelecidos, similar ao que plataformas fazem com Shonda Rhimes ou Ryan Murphy. Sinaliza que Apple quer Gilligan a longo prazo, não apenas experimento de uma temporada.

Os primeiros dois episódios estreiam 7 de novembro, com novos episódios toda sexta até 26 de dezembro. É estratégia de rollout semanal que Apple prefere para shows premium (versus binge drop da Netflix), estendendo conversação cultural ao longo de dois meses e levando série até período de festas de fim de ano.

O timing fecha ano sólido de ficção científica para Apple TV+. 2025 começou forte com retorno de Ruptura, continuou com novas temporadas de Fundação e Invasão, e adicionou novidades como Diários de Um Robô Assassino. Pluribus encerra ano como aposta de prestígio em criador A-list.

“Pluribus” estreia 7 de novembro na Apple TV+, com novos episódios toda sexta até 26 de dezembro. Criado por Vince Gilligan, estrelando Rhea Seehorn.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Brahma convoca Carlo Ancelotti para reacender a fé do torcedor na Copa de 2026

A Ambev apresentou hoje seu novo embaixador de Brahma: Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira. O anúncio coincidiu com o…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário transforma esteiras de bagagem em ponto de distribuição de presentes de Natal

A cena clássica de aeroportos em dezembro - cansaço, filas, malas que nunca chegam - ganhou um desvio inesperado. O…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix anuncia compra da Warner Bros. por US$ 82,7 bi e inicia o maior rearranjo de Hollywood em um século

A novela acabou: a Netflix anunciou oficialmente que vai comprar a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e TV,…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Social Media

Buscas do Ano no Google: o Brasil de 2025 em memes, dúvidas, bolos na air fryer e João Fonseca

O Google divulgou hoje as Buscas do Ano no Brasil em 2025. O termo que mais cresceu em interesse foi…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Disney+ instala outdoor com água de verdade em Hollywood para lançar segunda temporada de Percy Jackson

A Disney+ transformou um dos cruzamentos mais movimentados de Los Angeles em uma espécie de portal aquático para promover a…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Lilly usa narrativa não-linear para espelhar a natureza imprevisível do Alzheimer em filme de fim de ano

A farmacêutica Lilly (que não sai das notícias por conta do Mounjaro) lançou uma campanha de conscientização sobre Alzheimer que…

3 dias Atrás