A Netflix substituiu protagonistas humanos de suas séries por cães de abrigos à procura de lar. Pôsteres de “Sintonia”, “Guerreiras do K-Pop”, “Outer Banks”, “Pedaço de Mim”, “Se a Vida Te Der Tangerinas”, “De Volta aos 15” e “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo” amanheceram hoje com vira-latas disponíveis para adoção no lugar das estrelas originais. A campanha promove site caramelofilme.com/adote, que conecta futuros tutores com cachorros de 12 ONGs em 15 estados, em parceria com Instituto Caramelo para divulgar filme “Caramelo”.
Por que importa: É branded content que usa inventário próprio (catálogo de séries) como mídia para causa social, transformando materiais de marketing em ferramenta de advocacy. Funciona porque Netflix controla propriedade intelectual dos pôsteres e pode subvertê-los sem negociar direitos externos. É também exemplo raro de campanha de filme que adiciona valor tangível (facilitar adoções reais) além de awareness.
Chevrolet cederá Tracker por três meses para Instituto Caramelo transportar cães que precisam de cuidados especiais até adotantes
O site permite filtrar por estado e exibe informações sobre peludinhos disponíveis. Cada ONG (cuja curadoria foi feita pelo Instituto Caramelo) tem regras e critérios próprios de aprovação, sendo responsável por processo completo de adoção. Página será atualizada com novos cães até 14 de novembro, depois ficará no ar por tempo indefinido centralizando informações das instituições parceiras.
Parceiras comerciais do filme aderiram à campanha. A Chevrolet cederá modelo Tracker por três meses para Instituto Caramelo, que usará veículo para trasladar cães que precisam de cuidados especiais até adotantes dentro de área de cobertura. A Brisanet (operadora de telecom com forte presença no Nordeste) usará espaços de mídia proprietários para impulsionar campanha de adoção na região.
“Caramelo”, produzido pela Migdal Filmes para Netflix, conta história de Pedro (Rafael Vitti) que recebe diagnóstico inesperado e embarca em jornada de redescoberta com ajuda de vira-lata caramelo. Roteiro é de Diego Freitas (ideia original), Rod Azevedo e Vitor Brandt, com colaboração de Carolina Castro e consultoria de Marcelo Saback.
A estratégia transforma lançamento de filme em plataforma para adoções reais. Netflix está usando alcance massivo (300 milhões de assinaturas em mais de 190 países) para amplificar causa animal.
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