PepsiCo muda identidade global após 24 anos para se reinventar além do refrigerante

A PepsiCo decidiu dar um “refresh” depois de quase um quarto de século. A companhia anunciou uma nova identidade global — a primeira em 24 anos — com o tagline “Foods. Drinks. Smiles.”, marcando o início de um reposicionamento que busca ampliar a percepção pública sobre o grupo, muito além do refrigerante que lhe dá nome.

A nova marca será implementada gradualmente em embalagens, escritórios, redes sociais e campanhas no LinkedIn, Instagram, YouTube e TikTok. O design substitui o tradicional logotipo azul em caixa alta por tipografia minúscula e cores mais naturais, simbolizando a conexão com o “mundo real”.

No centro, o novo ícone traz o “P” de PepsiCo rodeado por três símbolos: um grão alaranjado (alimentos e cereais), uma gota azul (bebidas e água) e uma folha verde (sustentabilidade, representando o programa Pep+). A base é marcada por um traço verde em forma de sorriso, elemento que traduz o novo lema da companhia.

Um novo apetite por mudança

A mudança vai além da estética. Segundo o CEO Ramon Laguarta, ela reflete o desejo de posicionar a PepsiCo como “uma empresa com alcance global e impacto positivo”. O movimento acontece em meio à pressão por crescimento e modernização, após anos de desempenho misto — e diante de um dado revelador: apenas 21% dos consumidores conseguem citar outra marca da companhia além da Pepsi.

Em um portfólio que inclui Lay’s, Gatorade, Quaker, Doritos, Tostitos, entre outras, a empresa quer agora equilibrar a balança entre alimentos, bebidas e propósito.

Por que importa

A rebranding da PepsiCo é mais que uma troca de logotipo, é uma tentativa de redefinir a identidade corporativa de um dos maiores conglomerados de alimentos e bebidas do mundo, num momento em que crescem as críticas ao açúcar, ao ultraprocessamento e à falta de transparência ambiental.

A atualização visual também responde à pressão de investidores como a Elliott Management, que recentemente comprou US$ 4 bilhões em ações da empresa e cobra mudanças em portfólio, governança e produtividade. Com o novo “P” cercado por grãos, gotas e folhas, a PepsiCo busca comunicar que é uma marca plural, não uma bebida isolada.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Cultura
  • Social Media

Buscas do Ano no Google: o Brasil de 2025 em memes, dúvidas, bolos na air fryer e João Fonseca

O Google divulgou hoje as Buscas do Ano no Brasil em 2025. O termo que mais cresceu em interesse foi…

9 horas Atrás
  • Criatividade

Disney+ instala outdoor com água de verdade em Hollywood para lançar segunda temporada de Percy Jackson

A Disney+ transformou um dos cruzamentos mais movimentados de Los Angeles em uma espécie de portal aquático para promover a…

10 horas Atrás
  • Criatividade

Lilly usa narrativa não-linear para espelhar a natureza imprevisível do Alzheimer em filme de fim de ano

A farmacêutica Lilly (que não sai das notícias por conta do Mounjaro) lançou uma campanha de conscientização sobre Alzheimer que…

12 horas Atrás
  • Criatividade

PepsiCo lança Doritos e Cheetos sem corantes e aposta em campanha que trata salgadinhos “pelados” como arte renascentista

A PepsiCo está lançando versões "nuas" de Doritos e Cheetos: salgadinhos sem corantes artificiais que mantêm o sabor original, mas…

12 horas Atrás
  • Criatividade

Pantone escolhe Cloud Dancer como Cor do Ano de 2026: um “quase branco” que simboliza recomeço e antídoto ao excesso

A Pantone escolheu um branco. Não um branco qualquer, mas o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer. Um tom com equilíbrio entre…

14 horas Atrás
  • Criatividade
  • Negócios

Publicis celebra 100 anos com filme híbrido que revive sua história (e projeta futuro guiado por IA)

Publicis abriu as comemorações de seus 100 anos com “A Lion Never Gives Up”, um filme que revisita episódios decisivos…

15 horas Atrás