Robô doméstico da 1X custa R$ 100 mil mas precisa de humano para funcionar • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Robô doméstico da 1X custa R$ 100 mil mas precisa de humano para funcionar

A 1X promete autonomia, mas o Neo virou meme ao mostrar que ainda é controlado remotamente e convida estranhos para dentro da sua casa

por Carlos Merigo

Você pagaria R$ 100 mil por um robô doméstico que mal consegue fechar a lava-louças sem quase tombar? E que, para funcionar, precisa de um funcionário da empresa controlando ele remotamente de dentro da sua casa? Pois é exatamente isso que a 1X Technologies está vendendo com o Neo, anunciado esta semana como “o robô doméstico” que vai revolucionar sua vida.

Por que importa: A 1X está pedindo que você pague caro para ser cobaia de um produto inacabado, enquanto entrega dados da sua casa para treinar a IA deles. É um marco na robótica doméstica, sim — mas como exemplo perfeito de hype superando entrega. Tanto que o produto virou meme instantâneo na internet.

O CEO da 1X compara a performance atual do robô com “IA gerando imagens ruins” e pede que aceitem um produto ruim hoje para que melhore no futuro

O vídeo de lançamento do Neo acumulou mais de 50 milhões de visualizações no X em dois dias, com filmagens estilo Super 8 mostrando o robô como “mais um membro da família”. Mas bastou o Wall Street Journal publicar um teste prático para a narrativa desmoronar e a internet transformar o Neo em piada.

O robô tem 1,67m de altura, corpo coberto de tecido macio e promete fazer tarefas domésticas como lavar roupa, regar plantas e receber visitas. O problema? Ele não faz nada disso sozinho. Segundo a reportagem do WSJ que testou o robô, praticamente toda operação depende de teleoperação — um humano usando óculos de realidade virtual controla o robô remotamente, vendo tudo através das câmeras nos “olhos” dele.

E a performance é embaraçosa. O robô levou dois minutos para dobrar uma camisa, quase caiu ao fechar a lava-louças e teve dificuldade para abrir a geladeira. Tudo isso com um operador humano no controle. A internet não perdoou: memes mostrando o Neo segurando um travesseiro de forma ameaçadora explodiram, com legendas como “seu pagamento foi recusado pela terceira vez”. Outros posts brincavam com a ideia de deixar “um trabalhador de call center de terceiro mundo” espionar sua casa.

 Cushion, Home Decor, Indoors, Interior Design, Cabinet, Furniture, Drawer, Pillow, Person

A 1X chama esses operadores remotos de “1X Experts” — funcionários da empresa fisicamente nos EUA que terão acesso visual completo à sua casa. Você pode bloquear certos cômodos ou desfocar rostos, mas todo o vídeo volta para a empresa como dados de treinamento. É esse o negócio: você paga US$ 20 mil (ou US$ 499/mês) para ser fonte de dados deles.

O CEO Bernt Børnich teve a audácia de dizer que isso é “mais seguro” que contratar uma faxineira de verdade. A lógica? Você não pode processar um robô como processaria uma pessoa. Ele também criou um termo para a péssima performance atual: “robotics slop” (algo como “porcaria robótica”), numa analogia com imagens de IA mal-feitas. A expectativa é que as pessoas aceitem um produto ruim agora até que ele melhore — para outros usuários, no futuro.

 Cushion, Home Decor, Adult, FemAle, Person, Woman, Lamp, face, Head

A real: Neo representa menos uma inovação e mais um modelo de negócio cínico. A 1X está vendendo acesso antecipado a um produto inacabado, transformando early adopters em trabalhadores não-remunerados de coleta de dados.

É tecnologia impressionante como engenharia? Sim. Faz sentido gastar R$ 100 mil para ter um estranho controlando um robô desajeitado dentro da sua casa enquanto a empresa coleta seus dados? Só se você realmente, realmente acredita em ser pioneiro. Ou se você tem dinheiro sobrando e privacidade não é prioridade.

As entregas começam em 2026. Até lá, a 1X espera que você esqueça que até robôs aspiradores fazem um trabalho melhor por 5% do preço (e não geram memes constrangedores).

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Publi Instagram

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.