UNICEF transforma sala de aula em “Estufa Improvável” para mostrar efeitos do calor extremo nas escolas

Enquanto líderes globais se reúnem no Brasil para discutir o futuro do planeta, o UNICEF decidiu transformar dados científicos em experiência sensorial. A instalação “Estufa Improvável”, montada na Esplanada dos Ministérios em Brasília, simula uma sala de aula sob calor extremo, com circulação de ar limitada e sensação térmica semelhante à enfrentada por milhões de alunos em ondas de calor.

Criada pela Artplan, a ação foi lançada no primeiro dia da COP30 e busca chamar atenção para como as mudanças climáticas comprometem o aprendizado, a concentração e até o acesso à escola — especialmente entre crianças e adolescentes, os mais vulneráveis à crise ambiental.

“O calor excessivo afeta diretamente o conforto climático e a capacidade de concentração de alunos e professores”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

O projeto convida o público a “sentir” o problema, transformando o abstrato em concreto. “A ‘Estufa Improvável’ parte da pergunta: como traduzir um dado científico em uma experiência que gere compreensão imediata?”, dizem Pedro Rosas e Pedro Galdi, diretores de criação da Artplan.

Além da experiência imersiva, crianças e adolescentes participaram de atividades educativas sobre os impactos da crise climática na rotina escolar.

Segundo o UNICEF, eventos climáticos extremos afetaram 242 milhões de estudantes em 85 países em 2024, e as ondas de calor foram o principal motivo para fechamento de escolas, atingindo 118 milhões de alunos só em abril.

CRÉDITOS

Agência: Artplan Comunicação

Cliente:  UNICEF Brasil

Campanha: Estufa Improvável

Aprovação no Cliente: Sonia Yeo, Camilo Leon, Ericka Galindo, Marina Massote, Aline Tavares e Elisa Reis

Diretor-Geral: Duda Moncalvo

CCOs do Grupo Dreamers: Rafael Gil e Rodrigo Almeida

CCOs: Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida

Diretores de Criação: Pedro Rosas, Pedro Galdi, Thiago Diniz e Gustavo Dois

Diretor de Arte: Rhalybe Aizann

Redator: Gonzaga Neto

Assistente de arte: Arthur Paraguassu

Conteúdo e Engajamento: Bito Teles e Mariana Veloso

Head de Atendimento, Negócios e Operações: Cacá Malta

Equipe de Atendimento: Clara Bianchi e Jorge Bueno

Diretor de Planejamento: Fernando Torres

Equipe de Planejamento: Rafael Leão

Equipe de Operações e Projetos: Aurora Blotta, Victoria Calçada e Suellen Coutinho.

Equipe Creative Data:  Carolina Amorim, Daniel Carloni e Evellyn Bernardes

Diretora de Comunicação do Grupo Dreamers: Cláudia Nascimento

Equipe de Comunicação do Grupo Dreamers: Luciana Thomas e Nayara Oliveira

Empresas Relações Públicas: Approach e Trama

Diretora Geral de Produção: Camila Naito

Diretores de Produção: Felipe Cunha e Sayuri Hirako

Equipe de Produção: Jadson Douglas, Lilian Santos, Amanda Nobre, Marcela Motta e Glenyston Negreiros

Direção Geral de Influência: Eder Redder

Direção de Estratégia e curadoria: Thaty Moura

Curadoria: Thaiane Vieira

Direção de Negócios: Carolina Emilio

Negócios: Pedro Leão

Direção de Atendimento e Operações: Cristiane Vieira

Atendimento e Operações: Mariana Pinheiro

Produtora de Imagem: Genco Film

Produção Executiva: Leyla Fernandes e João Carvalho

Direção: João Xoc

Coordenação/Diretor de Produção: Diego Casmurro

Line Producer: Greg Conte

Produção Local: Livia Abreu

1° Ass de Produção: Vanessa Carvalho

1°A/C: Vinícius Sousa

2°AD: Rafa Fortes

Produtora de Arte: Lindsey Valias

Platô: Jorge Brito

Imagens de Drone: Erick Borges

Cenografia: Mobicom Estruturas e Cenografia

Coordenador de Pós-produção: Rafahell

Pós-produção/correção de Cor: Grupo Caipe

Produtora: A9 Áudio

Direção musical: Apollo Nove

Atendimento: Nicole Bonani

Coordenação: Paloma Sol

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Brahma convoca Carlo Ancelotti para reacender a fé do torcedor na Copa de 2026

A Ambev apresentou hoje seu novo embaixador de Brahma: Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira. O anúncio coincidiu com o…

2 dias Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário transforma esteiras de bagagem em ponto de distribuição de presentes de Natal

A cena clássica de aeroportos em dezembro - cansaço, filas, malas que nunca chegam - ganhou um desvio inesperado. O…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix anuncia compra da Warner Bros. por US$ 82,7 bi e inicia o maior rearranjo de Hollywood em um século

A novela acabou: a Netflix anunciou oficialmente que vai comprar a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e TV,…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Social Media

Buscas do Ano no Google: o Brasil de 2025 em memes, dúvidas, bolos na air fryer e João Fonseca

O Google divulgou hoje as Buscas do Ano no Brasil em 2025. O termo que mais cresceu em interesse foi…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Disney+ instala outdoor com água de verdade em Hollywood para lançar segunda temporada de Percy Jackson

A Disney+ transformou um dos cruzamentos mais movimentados de Los Angeles em uma espécie de portal aquático para promover a…

3 dias Atrás
  • Criatividade

Lilly usa narrativa não-linear para espelhar a natureza imprevisível do Alzheimer em filme de fim de ano

A farmacêutica Lilly (que não sai das notícias por conta do Mounjaro) lançou uma campanha de conscientização sobre Alzheimer que…

3 dias Atrás