Enquanto líderes globais se reúnem no Brasil para discutir o futuro do planeta, o UNICEF decidiu transformar dados científicos em experiência sensorial. A instalação “Estufa Improvável”, montada na Esplanada dos Ministérios em Brasília, simula uma sala de aula sob calor extremo, com circulação de ar limitada e sensação térmica semelhante à enfrentada por milhões de alunos em ondas de calor.
Criada pela Artplan, a ação foi lançada no primeiro dia da COP30 e busca chamar atenção para como as mudanças climáticas comprometem o aprendizado, a concentração e até o acesso à escola — especialmente entre crianças e adolescentes, os mais vulneráveis à crise ambiental.
“O calor excessivo afeta diretamente o conforto climático e a capacidade de concentração de alunos e professores”, explica Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
O projeto convida o público a “sentir” o problema, transformando o abstrato em concreto. “A ‘Estufa Improvável’ parte da pergunta: como traduzir um dado científico em uma experiência que gere compreensão imediata?”, dizem Pedro Rosas e Pedro Galdi, diretores de criação da Artplan.
Além da experiência imersiva, crianças e adolescentes participaram de atividades educativas sobre os impactos da crise climática na rotina escolar.
Segundo o UNICEF, eventos climáticos extremos afetaram 242 milhões de estudantes em 85 países em 2024, e as ondas de calor foram o principal motivo para fechamento de escolas, atingindo 118 milhões de alunos só em abril.
CRÉDITOSAgência: Artplan Comunicação
Cliente: UNICEF Brasil
Campanha: Estufa Improvável
Aprovação no Cliente: Sonia Yeo, Camilo Leon, Ericka Galindo, Marina Massote, Aline Tavares e Elisa Reis
Diretor-Geral: Duda Moncalvo
CCOs do Grupo Dreamers: Rafael Gil e Rodrigo Almeida
CCOs: Marcello Noronha, Rafael Gil e Rodrigo Almeida
Diretores de Criação: Pedro Rosas, Pedro Galdi, Thiago Diniz e Gustavo Dois
Diretor de Arte: Rhalybe Aizann
Redator: Gonzaga Neto
Assistente de arte: Arthur Paraguassu
Conteúdo e Engajamento: Bito Teles e Mariana Veloso
Head de Atendimento, Negócios e Operações: Cacá Malta
Equipe de Atendimento: Clara Bianchi e Jorge Bueno
Diretor de Planejamento: Fernando Torres
Equipe de Planejamento: Rafael Leão
Equipe de Operações e Projetos: Aurora Blotta, Victoria Calçada e Suellen Coutinho.
Equipe Creative Data: Carolina Amorim, Daniel Carloni e Evellyn Bernardes
Diretora de Comunicação do Grupo Dreamers: Cláudia Nascimento
Equipe de Comunicação do Grupo Dreamers: Luciana Thomas e Nayara Oliveira
Empresas Relações Públicas: Approach e Trama
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Diretores de Produção: Felipe Cunha e Sayuri Hirako
Equipe de Produção: Jadson Douglas, Lilian Santos, Amanda Nobre, Marcela Motta e Glenyston Negreiros
Direção Geral de Influência: Eder Redder
Direção de Estratégia e curadoria: Thaty Moura
Curadoria: Thaiane Vieira
Direção de Negócios: Carolina Emilio
Negócios: Pedro Leão
Direção de Atendimento e Operações: Cristiane Vieira
Atendimento e Operações: Mariana Pinheiro
Produtora de Imagem: Genco Film
Produção Executiva: Leyla Fernandes e João Carvalho
Direção: João Xoc
Coordenação/Diretor de Produção: Diego Casmurro
Line Producer: Greg Conte
Produção Local: Livia Abreu
1° Ass de Produção: Vanessa Carvalho
1°A/C: Vinícius Sousa
2°AD: Rafa Fortes
Produtora de Arte: Lindsey Valias
Platô: Jorge Brito
Imagens de Drone: Erick Borges
Cenografia: Mobicom Estruturas e Cenografia
Coordenador de Pós-produção: Rafahell
Pós-produção/correção de Cor: Grupo Caipe
Produtora: A9 Áudio
Direção musical: Apollo Nove
Atendimento: Nicole Bonani
Coordenação: Paloma Sol
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