Renault usa Gonzaguinha para anunciar virada de chave no Brasil com line-up renovado até 2026
DPZ cria "Viva a Nova Renault" com "O Que É, o Que É" ganhando arranjo franco-brasileiro durante Salão do Automóvel de São Paulo
A Renault aproveitou o Salão do Automóvel de São Paulo para anunciar oficialmente a virada de chave que planeja no mercado brasileiro. A campanha “Viva a Nova Renault”, criada pela DPZ, apresenta nova fase da marca que inclui novos modelos, estratégia global redesenhada e discurso mais próximo do consumidor. É o desdobramento local do plano International Game Plan 2027, que tenta reposicionar a montadora em mercados estratégicos.
Por que importa: Em setor dominado por SUVs, eletrificação e players chineses agressivos, montadoras tradicionais precisam provar relevância. A Renault aposta em reposicionamento emocional e line-up renovado: Kardian inaugurou o movimento em 2024, Boreal chegou em 2025 e Koleos, além de picape inspirada no conceito Niágara, desembarcam em 2026. A campanha tenta conectar esses lançamentos a uma narrativa de “novo começo”, não apenas a um catálogo atualizado.
O filme central usa “O Que É, o Que É”, de Gonzaguinha, com arranjo que mistura brasilidade e identidade francesa. A escolha busca criar arco emocional sobre liberdade, movimento e cotidiano, reforçando a filosofia voitures à vivre, traduzida no Brasil como “carros para viver”.
“No Brasil, não vendemos apenas carros, compartilhamos histórias, sonhos e experiências. Este filme é uma celebração da nova Renault: novo design, novo produto e novas tecnologias”, afirma Aldo Costa, diretor de Marketing da Renault do Brasil.
A produção da SOMA, dirigida pela dupla TORINO, percorre diferentes paisagens do Brasil (montanhas, praia, estrada, Carnaval) com cenas de famílias e amigos em momentos de celebração. O trio Boreal, Kardian e Koleos funciona como fio condutor visual, mostrando design atualizado, conforto e tecnologia.
Rodrigo Nogueira, diretor de criação da DPZ, explica a escolha da trilha: “Escolhemos a dedo uma música que mora no coração de todos os brasileiros por trazer em si o nosso DNA de celebração da vida, da liberdade e de novas possibilidades”.
A comunicação aparece em TV, digital e redes sociais, com desdobramentos previstos para 2026.
A real: A campanha é ambiciosa e tenta atualizar o imaginário da Renault no país. O conceito “longa estrada no Brasil, emoção de quem acabou de chegar” sintetiza bem o paradoxo que Renault precisa resolver: reivindicar experiência de mercado e frescor de novo entrante ao mesmo tempo. A dúvida, como sempre no setor, é se narrativa e line-up conseguem sustentar o reposicionamento no longo prazo. Promessa emocional só funciona se os carros entregarem o que o filme promete.
CRÉDITOS
Título da campanha: Viva a Nova Renault
Anunciante: Renault do Brasil
Produto: Institucional
Agência: DPZ
CEO: Benjamin Yung
CCO: Pedro Araújo
ECD: Thiago Lins
ACD: Rodrigo Nogueira
Criação: Rodrigo Nogueira, Thiago Lins, Gabriel Rosa, Leonardo Vieira, Luís Ulrich, Andrezza Borges
Produção Integrada: Paula Alimonda, Érika Sartini, Heitor Mendes, Pam Veríssimo
VP de Conteúdo: Anna Martha Silveira
Conteúdo: Júlia Cortizo, Sibely Nunes, Paula Argolo
CSO: Maria Claudia Conde
Estratégia: Bruno Campanelli, Fernando Machado, Camila Maciel
Mídia: Luiza Valente, Ingrid Guimarães, Jaqueline Rodrigues, Joyce Nascimento, Lukas Ossaim, Gabriel Mariano, Sophia Bremer, Luciana Paula, Matheus Cabral e Dayana Teodoro
Negócios / Projetos / Operações: Flávia Cortes, Larissa Ferrari, Amanda Alves, Frederico Bari, Victoria Deieno
Produtora de imagem: SOMA
Direção: Torino
Produção Executiva: Ivy Abujamra e Markinhos Fagundes
Assistente de Produção Executiva: Ana Carolina Fernandes
Atendimento: Larissa Deruzzi
Coordenadora de Produção: Camila Gouveia
Assistente de Coordenação: Natália Damasceno
Secretária de Produção: Valquiria Lapa
1º Assistente de Direção: Fernanda Magalhães
2º Assistente de Direção: Patricia Schirmer e Thais Sausmikat
Direção de Fotografia: Gabriel Bianchini
1º Assistência de Câmera: Juliano Possebon
2º Assistência de Câmera: Valmir Cunha e Eloisa Soares
Video Assist: Gabrielle Menezes
Logger: Augusto Sebastião Paez
Foto Still: Ivan Abujamra
Assistente Foto Still: Eduardo Carapito
Assistente Foto Still: Charles Willy
Drone: Renato Passarelli
Assistente de Drone: Wales Barbosa
Logger: Thiago Falkenberg e Matias Daniel Muhlrad
Digital: Lucca Defferrari
Diretor de Produção: Daniel Lombardi, Magali Heinze e Luciana Barcellos
Assistente de Produção : Maria Eugênia Heinze e Lara Liziane Kopzinski
Produtor de Locação: Bruno Palaoro
Assistente de Locação: Carolina Eli e Victor Curi
Produção de Objetos: Taygra Lemes Memoli
Preparador de Produtos: Tiago Padilha e Maria Vitória Varante
Contra Regra: Gustavo Silva da Silva
Stylist: Guga Saraiva
Assistente de Stylist: Luíse Renon
Camareira: Adriana Talaveira
Maquiagem: Aline Conceição
Assistente de Maquiagem: Emily Portal e Fernanda Mansur
Manicure: Sandra da Silva
Produção de Elenco: Amanda Michelini Schmitz
Assistente de Elenco: Jordan Maia e Nicolas do Santos Collar
Eletricista: Roberto Ramos
1º Assistente de Elétrica: Flávio Pinheiro
2º Assistente de Elétrica: Frederico Barbosa e Giovanni Palma
Maquinista: Carlos Leandro Nogueira
1º Assistência de Maquinaria: Fabio Dias
2º Assistência de Maquinaria: Rodrigo Lopes, Ismael Borges e Jefferson do Santos
Executiva de Pós Produção: Ana Ourique
Pós-Produtora: Space Gorilla
Coordenação de Pós: Junior Braz
Atendimento de Pós: Junior Braz / Mauro Linberger
Finalizador: Mauro Linberger
Montagem: Rodolpho Ponzio
Colorista: Alexandre Cristófaro
Lead Compositor: Marcell Hernandes
Compositores: Valdo Caetano / Felipe Dummer
Produtora de som: DaHouse
Produção Musical: Silvinho Erné e Lucas Mayer
Produção Executiva: Andrea Oliveira e Carol Masseti
Finalização, Mix e Sound Design: Lucas Mayer e Rodrigo Deltoro
Licenciamento Musical: Platinum Brasil
Aprovação cliente: Aldo Costa, Katrin Hubbe, Breno Martin, Fernanda Damasceno, Vanessa Sbrana, Luís Costa, Beatriz Andrade, Isabele Prieto.

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