Pantone escolhe Cloud Dancer como Cor do Ano de 2026: um “quase branco” que simboliza recomeço e antídoto ao excesso

A Pantone escolheu um branco. Não um branco qualquer, mas o PANTONE 11-4201 Cloud Dancer. Um tom com equilíbrio entre subtons quentes e frios que, segundo o instituto, representa “influência calmante numa sociedade que redescobre o valor da reflexão silenciosa”.

A escolha para 2026 contrasta com as cores dos últimos anos: Mocha Mousse (marrom aconchegante) em 2025 e Peach Fuzz (pêssego sereno) em 2024. Desta vez, a aposta é numa espécie de reset visual.

Por que este branco específico: A equipe da Pantone faz questão de diferenciar Cloud Dancer de um branco ótico brilhante. “Se tivéssemos escolhido um branco mais brilhante, tiraria a sensação natural, a honestidade e autenticidade que estamos buscando”, explicou Laurie Pressman, vice-presidente do instituto, à CNN. “Quase falaria de esterilidade e isolamento, porque é frio.”

A inspiração veio dos tons cinza-esbranquiçados de uma pena, daí o nome que evoca nuvens e movimento. O instituto descreve a cor como “uma tela em branco que significa nosso desejo por um recomeço”.

O contexto cultural: A Pantone conecta a escolha ao momento de saturação tecnológica e excesso de estímulos. “A cacofonia que nos cerca tornou-se avassaladora, dificultando ouvir as vozes do nosso eu interior”, disse Leatrice Eiseman, diretora executiva do instituto. Cloud Dancer seria uma “declaração consciente de simplificação”.

No mundo da moda, os sinais já apareceram: penas no Met Gala (incluindo o vestido branco de Diana Ross com cauda de 5 metros), silhuetas volumosas como o vestido de Emma Stone em Veneza, e os looks brancos fluidos de Rosalía na divulgação do álbum “Lux”.

As colaborações: Como em todo ano, a cor vem acompanhada de parcerias comerciais já prontas:

  • Joybird: Móveis com tecidos táteis na cor
  • Mandarin Oriental: 10 hotéis com experiências temáticas, de chás da tarde a tratamentos de spa e “caixas de correio Cloud Dancer para cartas ao Papai Noel”
  • Play-Doh: Massinha branca comemorando 70 anos da marca, porque “às vezes a melhor brincadeira começa com uma tela em branco”

Também há canecas (US$ 35), cadernos (US$ 20) e pins (US$ 12) para quem quiser carregar a cor do ano no bolso.

Share
Publicador por
Carlos Merigo

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Brahma convoca Carlo Ancelotti para reacender a fé do torcedor na Copa de 2026

A Ambev apresentou hoje seu novo embaixador de Brahma: Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira. O anúncio coincidiu com o…

1 dia Atrás
  • Brasil
  • Criatividade

O Boticário transforma esteiras de bagagem em ponto de distribuição de presentes de Natal

A cena clássica de aeroportos em dezembro - cansaço, filas, malas que nunca chegam - ganhou um desvio inesperado. O…

1 dia Atrás
  • Cultura
  • Negócios

Netflix anuncia compra da Warner Bros. por US$ 82,7 bi e inicia o maior rearranjo de Hollywood em um século

A novela acabou: a Netflix anunciou oficialmente que vai comprar a Warner Bros., incluindo seus estúdios de cinema e TV,…

1 dia Atrás
  • Cultura
  • Social Media

Buscas do Ano no Google: o Brasil de 2025 em memes, dúvidas, bolos na air fryer e João Fonseca

O Google divulgou hoje as Buscas do Ano no Brasil em 2025. O termo que mais cresceu em interesse foi…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Disney+ instala outdoor com água de verdade em Hollywood para lançar segunda temporada de Percy Jackson

A Disney+ transformou um dos cruzamentos mais movimentados de Los Angeles em uma espécie de portal aquático para promover a…

2 dias Atrás
  • Criatividade

Lilly usa narrativa não-linear para espelhar a natureza imprevisível do Alzheimer em filme de fim de ano

A farmacêutica Lilly (que não sai das notícias por conta do Mounjaro) lançou uma campanha de conscientização sobre Alzheimer que…

2 dias Atrás