A síndrome do Ursulão • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

A síndrome do Ursulão

por Saulo Mileti

Para quem não lembra (assista o vídeo), o Ursulão é um personagem de desenho animado que sempre decidia fazer as tarefas de casa, ao invés de dar dinheiro para a mulher contratar um especialista (eletricista, encanador, pintor): e claro, sempre dava merda. A casa pegava fogo; o cano estourava; o motor do carro fundia. E no final, ele tinha que gastar mais grana pra limpar toda a cagada.

No desenho era engraçado.
No nosso mercado, não.

Pode parecer exagero, mas não é: já perdi a conta de quantos Ursulões bateram na minha porta (ou em agências que trabalhei). Normalmente são clientes que não conseguem tangibilizar um determinado projeto, acabam questionando o investimento proposto pela agência e tomam a sábia decisão de partir pro home made. Em outras palavras: “Xá comigo! Faço essa idéia por aqui!”.

Sem conhecimento técnico. Sem prática. Sem critério estético. Pedem para o menino da arte ou o da tecnologia resolver a coisa. Às vezes até chamam o sobrinho que tem CorelDraw

no computador. E pau no gato!

Não faz muito tempo, vi uma multinacional negar uma proposta para o desenvolvimento de um site (para o mercado brasileiro) que custaria a bagatela de 10 mil reais. Pois alguém lá de dentro teve a idéia ursolina de pedir para a matriz enviar os arquivos do site americano. Assim eles poderiam ser traduzidos e adaptados aqui, no Tupiniquim. Detalhe: catálogo com 2.000 produtos.

Seria viável se o site fosse feito em uma linguagem padrão. Mas não era o caso. O site, em Ruby (prazer, Saulo), deu mais trabalho do que eles imaginavam: não conseguiram achar programadores especialistas nisso, nem ninguém que topasse adaptar e traduzir o site.

O resultado? O que, novo, custaria 10…
… usado e recalchutado, custou 35.
Demorou pra arrumar alguém. Demorou pra ficar pronto. E ficou tosco.

A síndrome do Ursulão é uma doença, que prejudica o cliente invariavelmente, trazendo graves consequências a saúde de uma marca. Se os sintomas persistirem, procure um especialista.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro