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noitulovE

por Carlos Merigo
Capa - noitulovE

Meu amigo Danilo do Let’s Blogar disse: “Aposto minhas fichas nesse filme para GranPrix em Cannes ano que vem”. E não foi a toa. O novo comercial da Guinness, que estreou na última segunda-feira, é uma superprodução de fazer inveja a qualquer blockbuster hollywoodiano.

Promovendo uma aventura visual fantástica, o filme revive um dos slogans mais memoráveis da cerveja irlandesa: “Good things come to those who wait” (Coisas boas vêm para quem espera) e promete ser figurinha carimbada nos próximos festivais de publicidade.

O filme começa mostrando três rapazes em um pub bebendo um pint de Guinness. Até que, ao som de “Rhythm of Life” do musical Sweet Charity, regressam bilhões de anos no tempo a velocidade da luz. A idéia é mostrar o inverso da escala da evolução, passando por tsunamis, dinossauros, era do gelo, homens das cavernas, erupções, lagos virando montanhas e etc. Tudo em 50 segundos.

O resultado inverso dessa explosão de história e tempo, são os três homens resumidos a sapos levando uma vida miserável em uma lagoa. Quando um deles bebe a poça, o espectador agradece por nos dias de hoje poder desfrutar de uma Guinness, já que quem espera um dia colhe coisas boas.

Intitulado de “noitulovE” (‘evolution’ ao contrário), o comercial criado pela Abbott Mead Vickers BBDO foi dirigido por Daniel Kleinman. Famoso por seus clips e efeitos visuais, Kleinman é bastante conhecido no mundo da propaganda, já tendo faturado diversos prêmios pelos anúncios que dirigiu. Ele é responsável também pelas seqüências iniciais dos quatro últimos filmes da série James Bond.

A produção custou cerca de 1.8 milhão de dólares, mas a Guinness destinou verba de 26.4 milhões de dólares apenas para veiculação em TV e cinemas. Para efeito de comparação, podemos citar o exemplo da Kraft Foods, que investe 35 milhões de dólares em mídia para todas as suas marcas durante todo o ano.

O anúncio faz parte da estratégia da marca de crescer internacionalmente, que apesar do alto share no Reino Unido viu as vendas declinarem em 3% no resto do mundo. O investimento em TV é considerado alto numa época em que aumenta consideravelmente a quantidade de pessoas que pulam comerciais através de seus sistemas de TV digital.

Isso explica o estonteante visual do comercial, com a intenção de fisgar espectadores e os fazerem não evitar o anúncio, mas sim gravá-lo para ver mais vezes. Eu sou suspeito para falar, pois sou fascinado pela comunicação de Guinness. Mas e você, apostaria em “noitulovE” para os próximos festivais?

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 17.9 MB. Ou assista diretamente aqui.

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