there-is-nothing960

‘Se afogando em problemas’, o novo e depressivo jogo do criador de Minecraft

Visual de linha de código, links e muita reflexão. Talvez Notch precise de um abraço.

por Jacqueline Lafloufa

Seu dia está ruim? Você anda meio deprimido, ou desanimado com a vida? Então siga meu conselho, clique aqui e saia dessa matéria. Se você seguiu lendo, esteja avisado que esse não é mais um joguinho daqueles que te tira do tédio, ou que acaba com a sua produtividade: esse daqui pode tirar o ânimo do seu dia, e isso talvez não seja algo que você esteja buscando nesse exato momento.

Absolutamente triste e depressivo, Drowning in problems” é a nova criação de Markus Persson, mais conhecido como Notch. Ele é o criador do jogo Minecraft, um jogo de mundo aberto (caixa de areia, em uma tradução literal do inglês) que incentiva a criatividade e a motivação de fazer algo novo. Uma sensação completamente oposta do que o Drowning pode oferecer.

Minimalista, sem nenhum detalhe visual, o jogo lembra linhas de código na tela. A primeira interação avisa que ‘não há nada’, e um link pede para que você resolva isso. Ao clicar nele, um contador de porcentagem gira, enquanto você olha para a tela pacientemente, aguardando algo mágico acontecer. A decepção já começa por aí: você acaba descobrindo que ‘você não é nada’. Se clicar no link resolver, você ganha esperança, e com ela a possibilidade de ter um corpo.

drowning

Propondo essas reflexões nada motivacionais, o jogo de Notch segue por alguns bons minutos – em especial pelo tempo que leva para cada ação ser executada – o que permite um momento de contemplação de questões existenciais. Fatos são jogados na cara de quem se envolve com o game – mais trabalho te dá mais dinheiro, mas também gera mais stress – e as frases seguem aparecendo, pedindo por resoluções.

Você pode nascer, crescer, se tornar uma criança, um adolescente, um adulto, fazer sexo, trabalhar, mudar de emprego, relaxar, entre outras atividades comuns da vida, tudo isso apenas lendo linhas escritas na sua tela e clicando em links.

No Reddit, alguns usuários brincaram dizendo que talvez Notch precisasse mesmo é de um abraço. Como bem resumiu Adi Robertson no The Verge, se o Minecraft é sobre esperança e criatividade, Drowning é um poço de desespero e ceticismo.

A versão criada por Notch é feita em inglês, mas o Guilherne Nagüeva tornou o desespero acessível traduziu o jogo também para português.

[SPOILERS!]

Quem chegar ao fim do jogo vai perceber que a mensagem de Notch não é nada animadora. Você morre (o que demora horrores) e acaba esquecido (processo que é ainda mais lento).

E sabe o que acontece quando você é esquecido de vez?

… “Não há nada”.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link