É verdade: duplo tique azul do WhatsApp marca mensagem lida

Atualização do WhatsApp marcou o desespero internético dessa quarta-feira

por Jacqueline Lafloufa

Usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp entraram em pânico nessa tarde de quarta-feira. Muitos estavam aterrorizados com a informação de que um tique duplo azul nas mensagens fosse mesmo uma forma do aplicativo de confirmar a leitura.

O fato é que realmente trata-se de uma funcionalidade do app, implementada recentemente e esclarecida inclusive no manual do WhatsApp, para quase todas as plataformas. Aqui o trecho que especifica o funcionamento no iPhone.

whatsapp-tique-azul

 

Segundo investigação do Rodrigo Ghedin, do Manual do Usuário, o status de mensagem lida também vale para grupos. Basta segurar a mensagem, esperar aparecer a opção ‘info’ e ver quem já leu a mensagem e quem apenas recebeu o texto, mas ainda não leu.

B1tBzVhCcAAviao

O mais incômodo é que não parece ser possível desativar essa opção de mostrar o ‘recibo de leitura’, diferentemente do que acontece com o “visto pela última vez em tal hora”, que pode não ser mostrado caso o usuário especifique isso nas configurações.

A novidade deixou alguns usuários desesperados, já que ~fingir que não leu~ a mensagem vai ficar mais difícil, e a mentira, com perna mais curta. O Viber capitalizou no tema, destacando que seu aplicativo permite escolher se o recibo de leitura é ou não entregue.

Compartilhe: