Women on 20s – um movimento que quer colocar o rosto de uma mulher nas notas de 20 dólares

Afinal, já é hora de reconhecer e homenagear também na moeda dos EUA

por Jacqueline Lafloufa

No ano passado, uma garotinha de 9 anos chamada Sofia enviou uma cartinha com uma dúvida para Barack Obama: por que não haviam mulheres nas notas e moedas de dólar?

Na época, Sofia estava fazendo um trabalho escolar estudando Ann Hutchinson, que defendeu os direitos das mulheres, mas ao contrário dos seus colegas, não podia usar a moeda do país para ilustrar a importância do personagem histórico escolhido por ela.

Entre o envio da cartinha de Sofia e a resposta de Obama, que chegou há cerca de 2 semanas (veja a carta-resposta abaixo), um movimento com um intuito bem semelhante ao de Sofia viralizou nos EUA. Trata-se da Women on 20s, uma proposta que quer trazer, até 2020, uma mulher estampada nas notas de 20 dólares.

unknown-11

O site já realizou votações para escolher as mulheres mais proeminentes da história americana, até agora tendo como principais concorrentes nomes como Rosa Parks, que desafiou o apartheit, Eleanor Roosevelt, primeira dama que defendeu o direito feminino, Wilma Mankiller, chefe de uma nação de americanos nativos, e Harriet Tubman, que nasceu escrava e chegou a ser enfermeira durante a Guerra Civil.

A expectativa é que a campanha dê resultado, já que Obama já se mostrou favorável à ideia. No site da campanha, o destaque é o vídeo com a história das 4 mulheres favoritas a figurar nas notas de 20 dólares. Para Sofia, que enviou a cartinha a Obama, quem deveria vencer é Rosa Parks, pela sua importância ao se opor à segregação racial da época.

Compartilhe: