A história de Chernobyl contada em 148 imagens

Incrível trabalho do fotógrafo Andrew Leatherbarrow

por Flávio Serpa

Em 1986, a explosão do reator da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, abalou o mundo. Foram mais de 200 casos de envenenamento radioativo, 30 deles fatais, além de um número inestimável de problemas de saúde decorrentes da nuvem de radiação que se espalhou pela Europa. Até hoje, as nações europeias trabalham conjuntamente para impedir que a usina desativada cause mais problemas.

hm42iXO

Mas a história em torno de Chernobyl ainda hoje é envolta por alguns mistérios e inconsistências. Muita coisa do desastre foi encoberta pelo governo da antiga União Soviética, receosa do impacto negativo que uma falha deste porte causaria ao regime. E foi querendo chegar mais próximo da verdade que o fotógrafo Andrew Leatherbarrow, um entusiasta de fotografar antigos prédios abandonados, resolveu escrever sobre Chernobyl e realizar um incrível registro atual.

82lnTl8
ch10
ch11
ch12
ch13

Leatherbarrow viajou até a Ucrânia para fotografar a cidade fantasma de Pripyat, onde se encontra a usina nuclear, e fez um levantamento de notícias e entrevistas para recontar a história do acidente. O mais impressionante foi a coleção de fotos de época que ele colocou no Imgur, acompanhadas de um resumo dos fatos.

Colocamos algumas delas aqui no post, mas vale a pena ir até o site e ver todas. Apenas um aviso para os mais sensíveis: no Imgur, há algumas imagens fortes dos efeitos da radiação em seres humanos e animais.

raAEom0
rKWhmR9
ch1
ch2
ch3
ch5
ch6
ch7
Compartilhe: