Artista síria cria bandeira para o Time Olímpico de Refugiados

Artista síria cria bandeira para o Time Olímpico de Refugiados

Yara Said também precisou deixar seu país para conseguir sobreviver

por Rafael de Almeida

Se você assistiu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 percebeu que durante a entrada das delegações de cada país houve, pela primeira vez, a participação do Time Olímpico de Refugiados, que representa os atletas que tiveram que deixar os seus países por causa de guerras e conflitos e tentar viver em segurança.

Apesar dos atletas terem entrado carregando os arcos olímpicos, agora eles possuem uma nova bandeira para poderem chamar de sua. Desenvolvida pela artista síria Yara Said, a bandeira da Nação de Refugiados utiliza duas cores que representam a sobrevivência e estão presentes em coletes salva-vidas: laranja e preto. A campanha foi criada pela Anistia Internacional.

bandeira_refugiados2

“O preto e o laranja são cores de solidariedade para todos aqueles que atravessaram o mar em busca de um novo país usando salva-vidas. Eu mesma usei um e me identifico com essas cores – e pessoas.” diz Yara, que precisou deixar a síria e hoje vive em Amsterdã.

compartilhe

O Comitê Olímpico Internacional anunciou a criação do time de refugiados em março como resposta às milhões de pessoas que foram praticamente expulsas de suas casas por causa dos conflitos que colocavam suas vidas em risco. Após isso, dois dos fundadores da Nação de Refugiados, os brasileiros Artur Lipori e Carol Rebello receberam a missão de unificar essas pessoas de diferentes culturas e nacionalidades através de um símbolo em comum.

Durante a busca pelo símbolo e identidade dos refugiados, os brasileiros perceberam que não eram as melhores pessoas para isso por justamente não terem sentido na pele o que é precisar fugir do seu próprio país, e aí nasceu a ideia e encontrar uma artista para desenhar a bandeira e um compositor para o hino.

Apesar da bandeira ainda não ter sido oficializada pelo COI, ela pode ser entregue aos atletas que estão no Rio de Janeiro para os jogos olímpicos.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link