★ Apex-Brasil leva 68 empresas e promove ações no SXSW 2017

A maior delegação brasileira no maior evento de Economia Criativa e Tecnologia do mundo

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está levando uma delegação de 68 empresas para ações de promoção de negócios e imagem durante o festival South by Southwest 2017 (SXSW), que ocorre de 10 a 17 de março em Austin, Texas (EUA). Esta é a maior delegação brasileira desde que a Agência começou a organizar a participação nacional no festival, em 2014. 

As empresas participantes integram os setores de audiovisual, produção publicitária, games, moda, design, marketing, música, tecnologia e entretenimento. Entre elas, há empresas de pequeno e médio porte com potencial exportador ou já exportadoras, e também 21 startups, que buscam investimentos e parcerias.

Considerado um dos mais importantes eventos para os setores de Economia Criativa e Tecnologia do mundo, o festival já foi palco para lançamento de aplicativos como Twitter, Foursquare, Uber e AirBnB. Em 2016, reuniu cerca de 350 mil pessoas que participaram de mais de 2,4 mil painéis de discussão. O público é formado, principalmente, por empreendedores, investidores estrangeiros e líderes de grandes empresas.

“Além de o evento ser uma plataforma de promoção de imagem e reunir players importantes que atuam na chamada economia criativa, os Estados Unidos têm se destacado como mercado com oportunidades para serviços ligados ao audiovisual, artes contemporâneas, games, música, entre outros”, afirma Márcia Nejaim, diretora de Negócios da Apex-Brasil.
 

Plataformas de negócios

As empresas terão acesso a plataformas organizadas pela Agência para realização de negócios e prospecção de oportunidades, investimentos e parcerias. Serão sete plataformas formatadas para atender a diferentes maturidades exportadoras e distintos objetivos.

O Trade Show é uma feira tradicional de negócios em que 17 empresas brasileiras exporão seus produtos e serviços. Seis dela integram o setor de moda, em uma iniciativa organizada em parceria com o Sistema Moda Brasil, e as outras são dos setores de games, música e produção audiovisual.

O Platinum Connection, o Silver Connection e o Gold Connection são plataformas de organização de reuniões entre possíveis compradores e as empresas brasileiras, de acordo com o perfil e grau de maturidade de cada empresa.

Em uma das novidades deste ano, na véspera da abertura do SXSW será realizado o Brazilian Directors Showcase, evento de apresentação de 10 produtoras brasileiras para um grupo de compradores norte-americanos, organizada pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Brasileira das Produtoras de Obras Audiovisuais (APRO), por meio do projeto FilmBrazil.

De acordo com Paulo Roberto Schmidt, presidente da APRO, a realização do Showcase no inovador SXSW demonstra o atual estágio de maturidade para negócios internacionais das nossas produtoras. “Elas estão cada vez mais qualificadas a atenderem às necessidades de um mercado tão evoluído quanto o norte-americano, que é hoje o maior cliente das produtoras brasileiras”, afirma. “Vale lembrar que dos US$ 28 milhões que as produtoras vinculadas à plataforma FilmBrazil geraram em negócios internacionais em 2015, 32% vieram do mercado dos Estados Unidos”, ressalta Schmidt.

Outra novidade foi a criação da plataforma Brazilian Music Connection. Por meio dela, cinco empresários de bandas que foram selecionadas pela curadoria do festival para fazer shows no evento terão também a oportunidade de participar de painéis e agendas de negócio.

“Nosso objetivo foi ampliar as oportunidades de negócios para bandas que já estarão lá mostrando seu trabalho por meio de shows. Elas se somam a oito outras empresas do setor de música da nossa delegação: estúdios, produtoras e plataformas de compartilhamento, que se baseiam em tecnologias inovadores e novos modelos de negócio”, comenta Márcia Nejaim.

Nejaim destaca que o mercado de música do Brasil está em crescimento e há muitas oportunidades nos EUA. De acordo com estudo Global Music Reporter, em 2015 América Latina foi, pelo quinto ano consecutivo, a região com mais alto nível de crescimento em receitas com o comércio de música (11,8%). As receitas com música digital cresceram 44,5%, quatro vezes mais do que a média mundial, e as receitas com streaming cresceram 80,4%. Os dois maiores mercados da AL são Brasil e Argentina. 
 

Participação recorde


O Brasil teve, em 2016, a 5ª maior delegação internacional em termos de números de pessoas inscritas para assistir ou expor no SXSW, atrás apenas do Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão. Para 2017, a expectativa é que o país fique em quarto lugar em número de inscritos: já há cerca de 800 brasileiros cadastrados para participar do evento.



Experiência imersiva do Brasil

Os participantes do festival terão a oportunidade de vivenciar, pela primeira vez no SXSW, uma experiência única, imersiva, tecnológica e inovadora proporcionada pelo Brasil. A Apex-Brasil montará o Lounge Be Brasil, no espaço Brush Square Park do Austin Convention Center. Em formato de Domo, o Lounge terá capacidade para sessenta pessoas que serão convidadas a assistir à exibição de imagens e filmes projetados em 360 graus.

Produzido pela Outras Telas, núcleo de inovação da O2 Filmes, o Domo trará uma experiência imersiva ao apresentar imagens e informações do Brasil, com destaque para as práticas e tecnologias mais inovadoras e sustentáveis que o país oferece como diferencial econômico e cultural.

O conteúdo terá como curador Fernando Meirelles, um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros, responsável, também, pela direção da abertura das Olimpíadas de 2016, ao lado dos cineastas Daniela Thomas e Andrucha Waddington. O domo terá uma programação com cinco filmes em 360 graus, incluindo o filme produzido para o domo de entrada do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O conteúdo dos filmes tem direção geral de Ricardo Laganaro, co-direção de Alessandra Pelegrino e produção de Janaina Augustin.

“O SXSW é o festival de inovação e conteúdo mais importante e frenético do mundo. O que estamos propondo no domo BeBrasil é um espaço de despressurização, uma pausa no bombardeio de informação que acontece ali, onde o visitante possa respirar, conhecer melhor o Brasil e ao mesmo tempo levar consigo mensagens importantes que o país tem a oferecer: o valor do nosso patrimônio ambiental, a importância de práticas econômicas sustentáveis, criatividade, determinação e busca constante por inovação. Além de colocar o visitante em locais impressionantes do Brasil com a projeção em 360 graus, mostraremos exemplos inovadores de agricultura sustentável e o filme exibido no Museu do Amanhã, que faz uma reflexão sobre o impacto das ações humanas no planeta, propondo uma reflexão sobre o nosso futuro”, afirma Fernando Meirelles.

O objetivo é que o visitante possa levar consigo mensagens importantes sobre o que o país tem a oferecer: o valor do patrimônio ambiental brasileiro, a importância de práticas econômicas sustentáveis, a criatividade, a determinação e a busca constante por inovação.

O software Blendy Dome VJ, utilizado para exibição dos filmes no domo, tem tecnologia 100% brasileira: desenvolvido para planetários digitais, pelos United VJs, foi oficialmente adotado pelo MoMA PS1 em Nova York e está presente em mais de 40 países. Um dos filmes apresentados no domo da Apex-Brasil no SXSW, está sendo produzido e criado pelo mesmo time responsável pelas projeções da Cerimônia de Abertura das Olímpiadas Rio 2016, os United VJs, liderado pelos VJs Spetto e Pedro Zaz. A trilha sonora criada especialmente para o domo, transmitirá diversas sensações aos visitantes, com criação das produtoras de áudio: Raw Audio, DaHouse e Loud.

A exibição integra a campanha de promoção internacional da imagem do Brasil no âmbito dos negócios, a Be Brasil, e será uma oportunidade de divulgação internacional dos atributos positivos dos produtos e serviços brasileiros, no maior evento cultural e de inovação do mundo.

O público também receberá kits com óculos para Realidade Virtual fabricados no Brasil, com link para os vídeos que estarão no Domo. 
 


Movimentação brasileira em Austin

Uma ação voltada a impactar o público do evento será o uso de bicicletas com luzes de led instaladas nos raios, formando imagens relacionadas à campanha Be Brasil. As bicicletas serão emprestadas ao público em estações em toda à cidade e um passeio noturno deve movimentar Austin.

A comunicação visual seguirá a linha da campanha Be Brasil, desenhada pela agência de publicidade F/Nazca  – que ressalta a criatividade e inovação presentes nos produtos e serviços brasileiros – e irá “vestir” os sites e mídias sociais das empresas e entidades participantes da iniciativa, em estratégia elaborada em conjunto com a agência Plano Digital. A criatividade e versatilidade da moda brasileira estarão presentes também na estampa de um lenço que será distribuído a quem usar a hashtag. Uma promoter no ponto de distribuição ensinará formas criativas de dar nós e laços nos lenços.

O grupo brasileiro de dança de rua, Passinho, fará duas apresentações por dia nas ruas de Austin, em horários de grande movimento, apresentando ao público um pouco da diversidade e criatividade da cultura brasileira.

A música será outro ponto forte do Brasil no SXSW. Nove bandas nacionais foram selecionadas e farão shows dentro da programação do evento: Max de Castro, Liniker e os Caramelows, Capela, Autoramas, Lista de Lily, Maglore, ToTi, FingerFingerr e Boogarins.

Quem quiser conferir as músicas das nove bandas brasileiras que estarão em Austin pode acessar as playlists da Apex-Brasil no Spotify.

Ativações digitais

No âmbito digital, a Apex-Brasil, em parceria com a agência Plano Digital, desenvolverá uma série de ações promocionais durante o festival, como o Live Feed, um telão localizado no Centro de Convenções de Austin que exibirá todas as postagens nas redes sociais Instagram e Twitter que forem feitas com a hashtag #BeBrasilatSXSW.

Na era da conectividade, os visitantes também serão impactados por publicidade em seus telefones celulares quando estiverem nas proximidades do Trade Show e do Domo. As mensagens estimularão a visita aos espaços montados pela Apex-Brasil para que eles conheçam o que há de mais inovador e criativo sendo desenvolvido pelos empreendedores brasileiros que estão participando desta edição do SXSW.

A cobertura do evento nas mídias sociais já começou em fevereiro e se intensificará durante o evento: fotos, vídeos, entrevistas, transmissões ao vivo, peças gráficas e informações em primeira mão sobre as novidades apresentadas pelas empresas brasileiras presentes no evento rechearão os canais da Apex-Brasil e do Be Brasil. Também foi feita uma parceria com o site B9, uma das maiores referências em economia criativa na internet brasileira, para divulgar o trabalho da delegação brasileira em Austin.

As capas das redes sociais da Apex-Brasil e do Be Brasil no Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin também foram trocadas para uma temática relacionada ao festival. Um kit com essas peças foi enviado aos participantes para que a mesma identidade visual permeie as redes sociais de toda a delegação brasileira. E um site especial, hospedado em www.bebrasil.com.br/sxsw apresenta todos os detalhes da participação do Brasil no evento, com vistas a facilitar a promoção e divulgação das empresas e parceiros e seus produtos e serviços no SXSW.



Programação com profissionais brasileiros


O SXSW selecionou profissionais brasileiros para liderar onze painéis de sua programação oficial. Além dos painéis, duas sessões de mentoria serão conduzidas por profissionais brasileiros: Igor Kupstas, da O2 Filmes, e Felipe Braga, da produtora Los Bragas.

A Apex-Brasil apoia dois painéis no evento. Um deles, com o tema “Diversity Now: Pushing Boundaries Forward”, será apresentado pelos atores Wagner Moura e Alice Braga, que discutirão a presença de atores latinos americanos em Hollywood.

O segundo, com o título “Brazilian VR: Creativity to hit million of views”, será feito pela O2 Filmes, que vem focando no tema: a produtora já fez 360 vídeos em Realidade Virtual (VR), com mais de 50 milhões de visualizações em 2016.
 
Também com apoio da Agência, ocorre o Meet Up “Innovation in Brazil’s fashion industry: a human story of design, technique, craftmanship and, above all, collaboration”. Organizado pelo Sistema Moda Brasil, o Meet Up será apresenatdo pelo estilista Ronaldo Fraga e pelo consultor de moda e design, Evilásio Miranda.

Confira os outros nove painéis que terão participação de brasileiros:

Educação


Eduardo Valladares, do site Descomplica, apresentará uma palestra com o tema Just Small Change: How to Teach Students Autonomy, em que falará sobre como ensinar os estudantes a terem autonomia de estudo. A ideia é que eles assumam a responsabilidade e aprendam a se organizar para aprender.
 
O painel Students as Education innovators debaterá estratégias para engajar estudantes na co-criação e implementação de inovações educacionais.

O grupo Porvir está organizando o painel e apresentará a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, que ouviu mais de 135 mil jovens de diversos estados do país para entender como gostariam que a escola fosse e como gostam de aprender. A discussão contará com a presença de Mailson Cruz de Aguiar, estudante de 19 anos que participou da construção do questionário da consulta e da análise dos resultados.

A inovadora social Bruna Waitman, do Media Education Lab (MEL), vai levar para o debate a experiência na construção e aplicação de uma metodologia de escuta e co-criação em São Miguel dos Campos, em Alagoas, e em uma escola ocupada em Goiânia, em Goiás, disponíveis na plataforma Faz Sentido. A mediação do debate será feita pela diretora do Inspirare, Anna Penido.
 
Ainda no tema da educação, no painel How to Engage over a Million Teachers Everyday, Leandro Beguoci, da associação Nova Escola, debaterá com Denis Mizne, da Lemann Foundation, sobre estratégias e plataformas de diálogo com professores.
 


Startups


No tema de empreendedorismo e startups, o painel Not Another Valley:  Startup Hubs in Latin America captará a experiência de hubs de startups no Brasil, Colômbia e México e discutirá a criação de ecossistemas que favoreçam o surgimento de novas empresas. Bruno Peroni, da Semente Negócios, será o debatedor do Brasil.
 
Moda
No tema da Moda, o consultor de moda e design Evilásio Miranda falará sobre o tema Indie (Yet Global) Fashion Businesses, em que discutirá estratégias e ferramentas para que a moda independente tenha alcance global.  
 


Criatividade


No workshop Hack Creativity with Neuroscience, Arts and Tech, Elisa Gijsen, da organização brasileira FLAGCX, que funciona como aceleradora e consultora de srtarutps, discutirá com o neurocientista do MIT e artista Adam Haar Horowitz, como ocorre o processo criativo e como alguns métodos podem ser usados para estimular novos insigths.
 
Arquitetura
O professor de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Alexandre Kuroda, apresentará o painel From Mud Cracks to Buildings: Endemic Interstices, que abordará processos computacionais para a elaboração de modelos de arquitetura.
 


A apresentação discorrerá sobre o uso de formações não lineares complexas organizadas por meio de ferramentas digitais de design, inspiradas nos padrões de rachaduras de várias formações de terra, e usadas para gerar estruturas de edifícios que possuem estabilidade estrutural, proteção solar e controle de fluxo de ar.
 


Música


Os brasileiros do projeto Around the World in 80 Music Videos serão palestrantes na conferência Making Film & Episodics. Idealizado por Leo Longo e Diana Boccara, o ATW80 consiste na filmagem de videoclipes em plano- sequência, com 80 bandas ao redor do mundo. Os vídeos estão sendo produzidos desde março de 2015, de forma que semanalmente – as segundas-feiras – o material é publicado, em conjunto com um episódio de making of, no canal do Youtube.
 


Cinema


O Videocamp – plataforma criada por brasileiros para conectar filmes com um propósito social a audiências em todo o mundo será apresentado no painel: AirBnB of Movie Theatres: Free, Anytime, Anywhere. A plataforma já promoveu exibições de mais de 7 mil filmes, em 52 países.

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