Social MediaTech

Facebook faz mudança para valorizar fontes de notícias compartilhadas

Logos são apresentados logo no início do sistema de buscas da rede social

por Agnes Guimarães Cruz

“Eu vi no Facebook” já se tornou um jargão quase que obrigatório nas conversas de bar, mas é uma frase particularmente desagradável para redatores de notícias e produtores de conteúdo de blogs e sites que utilizam a rede social apenas para o compartilhamento. Segundo pesquisa da Pew Research Center, apenas pouco mais da metade dos usuários eram capazes de identificar as principais fontes do conteúdo encontrado via Facebook. Além disso, a rede social é considerado o principal meio para encontrar notícias.

Para reverter o problema, o Facebook anunciou uma mudança sutil nesta terça-feira (22), mas que promete ser o início de alterações maiores para aumentar a visibilidade de blogs e sites de notícias: agora, é possível identificar o logo que identifica o site logo abaixo da manchete da notícia encontrada.

Os esforços do Facebook fazem parte do Facebook Journalism Project, iniciativa da empresa em se unir às principais agências de notícia para combater o criticismo entre os americanos sobre a credibilidade das empresas midiáticas, que ficou evidente graças às eleições americanas de 2016, marcada pela proliferação das fake news. E ao mesmo tempo em que demonstra apoio por um jornalismo de qualidade, a empresa quer minimizar as rivalidades criadas com as próprias agências, que ainda enxergam a rede social como uma grande ameaça para a sobrevivência de suas receitas no digital.