Facebook faz mudança para valorizar fontes de notícias compartilhadas

“Eu vi no Facebook” já se tornou um jargão quase que obrigatório nas conversas de bar, mas é uma frase particularmente desagradável para redatores de notícias e produtores de conteúdo de blogs e sites que utilizam a rede social apenas para o compartilhamento. Segundo pesquisa da Pew Research Center, apenas pouco mais da metade dos usuários eram capazes de identificar as principais fontes do conteúdo encontrado via Facebook. Além disso, a rede social é considerado o principal meio para encontrar notícias.

Para reverter o problema, o Facebook anunciou uma mudança sutil nesta terça-feira (22), mas que promete ser o início de alterações maiores para aumentar a visibilidade de blogs e sites de notícias: agora, é possível identificar o logo que identifica o site logo abaixo da manchete da notícia encontrada.

Os esforços do Facebook fazem parte do Facebook Journalism Project

, iniciativa da empresa em se unir às principais agências de notícia para combater o criticismo entre os americanos sobre a credibilidade das empresas midiáticas, que ficou evidente graças às eleições americanas de 2016, marcada pela proliferação das fake news. E ao mesmo tempo em que demonstra apoio por um jornalismo de qualidade, a empresa quer minimizar as rivalidades criadas com as próprias agências, que ainda enxergam a rede social como uma grande ameaça para a sobrevivência de suas receitas no digital.

Share
Publicador por
Agnes Guimarães Cruz

Recent Posts

  • Brasil
  • Criatividade

Largo da Batata Ruffles gera debate sobre privatização de espaços públicos e os limites do naming rights

A PepsiCo anunciou que vai revitalizar o Largo da Batata, em São Paulo, mas a tentativa de renomear o espaço…

2 horas Atrás
  • Criatividade
  • Cultura

Duolingo se une a “Squid Game” e ameaça quem não aprender coreano

O Duolingo acaba de lançar uma campanha que mistura ameaças e humor para incentivar fãs de “Squid Game” (Round 6)…

21 horas Atrás
  • Criatividade
  • Tech

Michael Bublé grava música de Natal usando apenas iPhone 16 Pro

Michael Bublé lançou recentemente "Maybe This Christmas", um dueto natalino com Carly Pearce que tem uma particularidade: foi gravado inteiramente…

1 dia Atrás
  • Tech

Apple elege app de vídeo como Melhor do Ano e deixa ChatGPT fora da lista

A Apple anunciou nesta terça os vencedores do App Store Awards 2024, elegendo o Kino como melhor app do ano…

2 dias Atrás
  • Criatividade

“The Gift”: BMW mistura passado e futuro em comercial de Natal

A BMW acaba de lançar uma campanha natalina que une nostalgia e futuro. O filme "The Gift", criado pela agência…

2 dias Atrás
  • Cultura
  • Tech

Da morte de Silvio Santos à paixão por air fryer: o que o brasileiro pesquisou no Google em 2024

O Google divulgou nesta terça sua retrospectiva anual de buscas, revelando que os brasileiros passaram 2024 muito interessados em esportes,…

3 dias Atrás